Zahyra Mattar
Tubarão

A questão de oferecer o mínimo de acessibilidade para a população tubaronense sempre esteve nos planos da TransGeraldo Transporte Coletivo. Neste começo de ano, a empresa não pensou duas vezes e colocou em prática: quatro ônibus com elevador para cadeirantes já circulam pela cidade desde quarta-feira. “Não vamos parar por aí. As próximas aquisições já virão com este acesso”, atesta o coordenador do sistema de gestão de qualidade da empresa, Muriel Barbosa Felipe.

O gerente administrativo da TransGeraldo, Edevar José Savi, explica que os carros têm um espaço específico para o cadeirante. Ao lado, há ainda um banco para o acompanhante. “A pessoa sobe pelo elevador, acionado pelo cobrador. O espaço fica bem em frente à porta para facilitar ainda mais. Hoje, operamos em 12 linhas na cidade. Estes ônibus ficaram nas quatro que observamos onde há mais cadeirantes”, explica Savi.

As linhas a que o gerente se refere são a do Andrino (sai da antiga rodoviária, passa pelo Andrino, Passagem e retorna ao centro); a do Fórum (sai da antiga rodoviária, passa pelo Fórum, pelo Recife, Passo do Gado, Passagem e retorna ao centro); e duas linhas do bairro Humaitá (sai do terminal urbano, passa pela Unisul, Morrotes, São João, Humaitá de Cima e Centro).