Tubarão

A maior cidade da Amurel e segunda mais populosa do Sul de Santa Catarina completará 148 anos no próximo domingo. Para comemorar esta semana especial, moradores de Tubarão ganharam um sábado diferenciado, marcado pelo entretenimento e um verdadeiro mutirão em saúde. A Ação Social Fiesc/Sesi, que teve apoio do Senai, Sindimad e prefeitura, abriu o calendário de comemorações e, apesar do tempo cinzento, frio e chuva em boa parte da tarde, cerca de 12 mil atendimentos foram contabilizados. A organização também estima que aproximadamente duas mil pessoas visitaram a estrutura montada na avenida Marcolino Martins Cabral, entre às 9 e 16h.

No total, 300 voluntários ligados a diversas instituições realizaram os atendimentos, que incluíram serviços e orientações nas áreas de saúde, segurança pública, educação profissional, brincadeiras infantis, e muitos outros.

“O desenvolvimento não deve ser o objetivo macro, mas tem que beneficiar a população”, resume o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, que enalteceu a participação dos voluntários. “É a resposta dos cidadãos de Tubarão a esta iniciativa. Os 300 voluntários mostraram que a comunidade se engajou”, completa.

O prefeito Joares Ponticelli também destacou a participação dos prestadores de serviços. “O fortalecimento do voluntariado é o principal legado deste evento e será o chamariz para as próximas ações deste gênero”, espera. Ele também aproveitou para convidar a população a participar das demais atividades da programação de aniversário do município. O vice-presidente da Fiesc da região Litoral Sul, Michel Miguel, que é de Tubarão, ressaltou a importância que a Fiesc dá ao desenvolvimento do trabalhador. Ele citou, como exemplo, o Movimento Santa Catarina pela Educação, que tem, entre seus objetivos, a capacitação profissional de todos os catarinenses no mercado de trabalho nos níveis necessários para a execução suas tarefas.

O presidente do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Região da Amurel (Sindimad), Alexsandro da Cruz Barbosa, falou da relevância do evento. A diretora regional do Sesi, Jovilde Parisotto, ao encerrar as atividades deste sábado, agradeceu a todos que se envolveram no projeto e avaliou que tudo ocorreu conforme o programado. “A iniciativa não seria um sucesso se todos não estivessem se comprometido e dado o máximo de si. Parabéns a todos e à cidade de Tubarão”, homenageia.

Acompanhada pela mãe Glair e pela irmã Marli, a pensionista Regina de Medeiros de Oliveira, 49 anos, procurou os serviços de odontologia e de clínica geral. “A Ação Social traz bastante benefícios para as pessoas que não têm condições de buscar esses atendimentos no dia a dia”, agradece a moradora.