Desde o último sábado (25) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove ações para a testagem em massa em empresas onde algum dos funcionários testaram positivo para a Covid-19. Durante essa semana, mais mil pessoas foram testadas, destas, 13% apresentou o vírus no organismo.

Em busca de detectar os casos do novo coronavírus e barrar a transmissão no município, as equipes da FMS realizam o exame em empresas que estavam cadastradas em fichas de casos notificados pelo no Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COEMS).

As ações aconteceram de algumas formas. As empresas que tinham até 30 funcionários foram testadas in loco, no próprio estabelecimento. As que possuíam mais, foram orientadas a comparecer na Arena Multiuso. Nesta primeira semana, cerca de 20 empresas participaram da coleta para os exames. No total, foram realizados 1.086 testes rápidos, a maioria deles negativos, 940 e 146 positivos.

“As empresas que tiveram casos positivos na ação foram orientadas quanto a higienização, o uso do álcool em gel, o distanciamento entre os servidores, a desinfecção do ambiente e o reforço para o uso de máscara. Como também, os positivos ao afastamento, ficando em isolamento social, onde já são monitorados pelo COEMS”, salienta a gerente de saúde da FMS, Chaiana E. M. Marcon.

Cadastro empresas

Agora, desde a última segunda-feira (27), a fundação também abriu um meio para credenciamento de outras empresas, que obtiveram casos positivos dentro do ambiente de trabalho, para dar seguimento a ação.

Responsáveis pelas empresas, que tiveram funcionários positivos, devem enviar um e-mail para gabinete.saude@tubarao.sc.gov.br com as seguintes informações para poder participar da testagem:

– Nome completo dos profissionais que tiveram resultado positivo;

– Número total de colaboradores da empresa;

– Nome e endereço do estabelecimento;

– Número de telefone para contato.

A princípio, a testagem acontecerá somente em empresas que registraram casos positivos dentro do ambiente de trabalho. Assim, a equipe responsável pelo processo, verificará se o funcionário positivo realmente possui registro no Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COEMS) e entrará em contato para agendar a testagem nos outros colaboradores.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul