A 2ª edição do Projeto Educativo Clube de proteção Animal teve início nesta segunda-feira na Combemtu. A ação se caracteriza como uma das possibilidades de interagir com 52 educandos com a faixa etária de 9 a 13 anos.

A iniciativa tem como intuito compreender os conceitos relacionados aos cuidados básicos de saúde, controle de zoonoses e de proteção dos animais;reconhecer a importância de todas as formas de vida em sociedade; identificar práticas de proteção e denuncia de maus tratos; instrumentalizar a instituição para adotar estratégias contínuas de prevenção aos maus-tratos contra os animais e mobilizar os educandos para a cultura da paz e da não violência.

De acordo com a organização, as ações de cunho educativo e preventivo são necessárias, especialmente as destinadas às crianças e aos adolescentes, em vista a urgência de adoção de estratégias, que possibilitem uma rede de educação e reflexão. O objetivo principal é de trazer para a discussão conceitos sobre a prática da proteção animal, o combate aos maus-tratos e a ideia da posse responsável.

O Coletivo Proteção Animal inicia as suas atividades a partir de um propósito em comum de desenvolver atividades a fim de refletir os problemas relacionados ao ‘Bem Estar Animal’, em Tubarão. “Percebemos, que cresce a cada dia o número de cães circulando pelos bairros da nossa cidade, com fome, sede e expostos a todas intempéries. Animais machucados ou apresentando estado de desnutrição.O abandono de animais na cidade é um problema que cresce a cada dia. Não é uma causa apenas dos protetores e Ongs, mas deve ser uma agenda propositiva do município”, observa a organização.

A primeira intervenção foi mediada pela psicóloga e vice-presidente da Movimenta-cão, Marcele Bressane. Foram abordados temas como saúde e bem-estar dos animais, conceitos básicos sobre castração e o que podemos fazer para minimizar o abandono de animais. As demais atividades serão realizadas hoje, na segunda e quarta-feira da próxima semana, no dia 27 e o encerramento será no dia 29 com a entrega do certificado e da carteirinha de protetor animal.