Zahyra Mattar
Tubarão

Luz, música, vozes afinadas, corpos em movimento, uma mensagem de solidariedade, recomeço, reconstrução. O retorno do Uniluz não deixou absolutamente nada a desejar. Mais de 2,5 mil pessoas armaram as suas sombrinhas na noite de ontem e aguentaram, firmes e fortes, mais de duas horas de espetáculo. Na platéia, mães, pais, filhos, avós, tios, primos, famílias inteiras tinham olhos e ouvidos apenas para um único palco, onde apresentações emocionantes deram o tom da noite.

A sexta edição do Uniluz oficializa a abertura do Natal Luz de Tubarão (leia sobre o evento da noite de hoje na matéria abaixo). O tema central do evento foi a de solidariedade e a reconstrução, uma mensagem clara que remeteu às enchentes que assolaram o norte do estado há pouco mais de duas semanas. “Recomeçar é preciso” foi a frase mais ouvida e, cada vez em que era pronunciada, o povo vibrava. Afinal, recomeçar é algo que o tubaronense, o catarinense, sabem o exato significado. A palavra é a essência da alma do brasileiro.

Coral Universitário, os cantores Marina Dutra e Alysson Oliveira, Bandativa, Coral Energia da Terra, de Capivari de Baixo, Coral Municipal de Tubarão, Coral Gam e Coral da Assembléia de Deus de Tubarão formaram a voz do Uniluz. Paralelamente, a Cia de Dança da Unisul e uma apresentação natalina feita por crianças deram o ritmo da noite. Tudo isso foi apenas uma preparação para o show mais esperado, da cantora Fafá de Belém. A voz poderosa de Fafá fechou a noite mais esperada deste ano.

Papai Noel chega hoje à noite em Tubarão

A partir de hoje, a Casa da Cidade é a residência oficial do Papai Noel em Tubarão. O bom velhinho chega às 20h30min em meio a uma caravana, cuja principal atração (além de Noel, claro!) será a escola de samba Da Kota, que fará uma grande festa natalina. O prefeito Carlos Stüpp (PSDB) entregará, pessoalmente, as chaves da cidade ao Papai Noel.

Na praça Pery Camisão, será montado novamente o palco para apresentações do Mix Cultural e a Árvore Cantante, com apresentações artísticas todas as noites, até o próximo dia 23. As atrações do Mix, hoje serão o Coral Municipal, Coral Voz dos Anjos e a Lira Tubaronense.
Amanhã, sobem ao palco a banda e o coral infantil do Caic e um grupo de dança. O Natal Luz de Tubarão tem coordenação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação da prefeitura.

Comércio
Também a partir de hoje, o comércio de Tubarão inicia o horário especial de Natal. Durante a semana, as lojas abrirão das 9 às 12 e das 13h30min às 22 horas. Aos sábados, o funcionamento será das 9 às 12 e das 13h30min às 17 horas. Nos domingos, o comércio fica aberto das 16 às 22 horas. No dia 24, véspera do Natal, o funcionamento das lojas será das 9 às 17 horas, sem fechar para o almoço.