Zahyra Mattar
Tubarão

O resultado do 5º Seminário de Tendências de moda: edição Primavera-Verão 2015-2016, promovido pela Tendere, em São Paulo, não trouxe exatamente grandes novidades no que diz respeito às tendências de moda para as estações mais quentes e coloridas, as preferidas da maioria dos brasileiros.

Como era de se esperar, o tema mais forte será o Rio de Janeiro, em especial pela cidade ser a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ainda entre as macrotendências, estão o tropicalismo étnico, o ‘natural & handmade’, urbanidade, e a dupla que traz mais sofisticação: ‘dramático & criativo’.

Dentro de cada nicho, um leque de opções de peças, tecidos e cores bastante diversificado apresenta solução para todos os gostos, estilos, bolsos e corpos. Confira o que vai bombar e boas compras!

Rio 40°
Sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, a cidade movimenta uma tendência repleta de cores vibrantes e iluminadas, misturando elementos esportivos com alta moda e alfaiataria. O objetivo é aliar cor, sensualidade e conforto em peças que retratem a natureza, a arquitetura e a cultura carioca, com estampas de coqueiros, folhagens, a favela colorida. As pedras brasileiras, como a água marinha, entram em cena não apenas como coadjuvantes, mas como itens de destaque na composição. Na moda praia, a tendência será os anos 70 do Rio de Janeiro, uma atmosfera bem retrô.

Tropicalismo étnico
O verde bandeira e o animal print com folhagens são os destaques desta tendência, marcada ainda pela utilização de rendas, estampas de madeira e de animais silvestres, tricô com pontos mais abertos como se representassem redes, entre outras vertentes que retratem a natureza, a cultura e a sociedade brasileira. Para as mulheres, sandálias com amarrações e rasteiras, tranças e vestidos são as peças-chave dessa tendência, além do forte contraste de cores. A lingerie colorida (verde, muito verde!) tem a pegada luxuosa dos anos 20. Para os homens, as peças underwear serão divertidas, com estampas de flores, folhagens. No lifestyle masculino, apostam-se em camisas havaianas com shorts mais curtos e fortes referências da elegante moda do Quênia. Muito utilizadas na década de 80, as cores violeta e amarelo influenciarão a moda juvenil. Para as crianças, a modelagem especialmente para os corpos pequeninos terá muito poá e estampas lúdicas.

Natural & handmade
A ideia de produtos reciclados, sustentáveis e feitos por comunidades que serão beneficiadas com as vendas regem a tendência. É para um público mais zen, que gosta de uma natureza mais distante, como ir andar de bicicleta no parque ou fazer trilha na serra. São tendências peças elegantes, sexy e que aparentam ter sido feitas à mão (handmade). Decote discreto, tecido leve e visual simples. Praticidade como uma peça só que define o look, como é o caso do macacão. Nos acessórios, a tendência será o prata e o vintage dos anos 40. Na moda masculina, a inspiração é o filme Miami Vice: calças largas e mais curtas, camisas de mangas curtas com estampas delicadas nas cores lilás, verde claro e amarelo bebê.

 Jeans 2016
Artigo que tem se reinventado e nunca sai de moda, o jeans está sempre com tudo em qualquer estação. O jeans que influenciará o verão 2016 estará em tudo: bermudas, calças, macacões, camisas e vestidos. Claro, escuro, clássico, rejuvenescido ou maltratado como nunca, virá cheio de aplicações e muita customização. E aí vale tudo: bordados, pedrarias, pinturas, patchwork, bordados,  e apliques dos mais variados. A regra é personalidade e estilo próprios!

Urbanidade
Nessa tendência, as cores são mais frias, mesmo no verão. Cinza com modelagem com malharia será o diferencial. Roupa solta, como a calça boyfriend, camisaria bem cortada e reta, jeans justo fazem parte do lifestyle. Para os homens, a tendência sugere a mistura de tecidos, camisa jeans com blazer, bermuda com blazer e camisa e gravata. No segmento infantil, entra em cena o mini adulto, com camisa polo e calça saruel.

Dramático & Criativo
É uma tendência para um público mais sofisticado. Eles têm roupas que poucos têm, não vão a lugares que todo mundo vai. Gostam de modelagem e de corte diferentes, daqueles que confundem as pessoas: sutil e com desnível. Para os homens, malharia estampada, calça saruel estampada e camisa com recortes. Os acessórios também serão conceituais.

As cores que vão fazer as unhas da mulherada
Cada temporada traz novidades em cores e texturas de esmaltes. No verão 2015/2016, o nude e os e tons como pêssego estão para as mais discretas, assim como os vermelhos, magenta, preto e azul marinho estão para quem não nasce, estreia! Entre os tons tendências, estão os nudes com puxadas rosa e cinza, vermelho escarlate, as variações de laranjas, desde o mais forte até os mais puxados para o pêssego, branco, magenta, verde, azul marinho e preto.