A profissão de educador físico é comumente relacionada ao esporte, no entanto, existem outras áreas a serem exploradas. Uma delas é a reabilitação cardíaca, que deve ocorrer após eventos cardíaco, como ataque cardíaco, cirurgia, dentre outros. A reabilitação atua no fortalecimento do órgão, possibilitando ao paciente a recuperação das suas atividades de maneira mais segura.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Unisul, Thiago Batista, a reabilitação cardíaca, seja após uma cirurgia ou qualquer tipo de evento cardíaco, deve contar com o profissional para conduzir o processo. “O trabalho, ainda, pode ser feito em conjunto com fisioterapeuta ou não, pois são dois profissionais habilitados”, detalha.

O professor ainda explica a importância desta área para o estudante de Educação Física. “Um dos desafios que temos a uma década pelo menos, é cada vez mais mostrar para a sociedade a ligação entre a Educação Física e a saúde. Não só no que se refere a indivíduos saudáveis, porque muita gente acha que a educação física ou atividade física esportiva é única exclusivamente para o indivíduo saudável, e não é bem assim, nós profissionais de educação física podemos intervir em situações aonde esse indivíduo não apresenta uma boa condição de saúde”, observa.

Curso de extensão sobre Reabilitação Cardíaca na Unisul

Unisul disponibiliza curso de extensão sobre Reabilitação Cardíaca, aos estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Naturologia. Com aulas teórico-práticas, apoiadas em recursos de tecnologia educacional e em debates, dinâmicas de grupos e resolução de casos clínicos práticos.

O curso tem uma carga horária de oito horas, em que se discute temas como Fisiologia Cardiovascular, Fisiopatologia Cardiovascular, Métodos de Avaliação, Métodos de Reabilitação e Resoluções de Casos Clínicos. O curso visa capacitar o estudante nos processos de avaliação de prescrição de exercícios físicos para reabilitação cardíaca.

As aulas são presenciais e ocorrem no dia 26 do próximo mês, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18h, na Unisul Unidade Pedra Branca. Alunos da Unisul podem validar o certificado recebido de acordo com o projeto pedagógico de seu curso de graduação. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 1º.