Liliane Dias
Florianópolis

Com o intuito de tentar conter a disseminação do vírus, o governo de Santa Catarina, adotou a utilização de mascaras em todos os estabelecimentos públicos e privados de qualquer ordem além de outras medidas preventivas que serão fiscalizadas pelos órgãos competentes. “Os estabelecidos em Santa Catarina devem assegurar que a desinfecção deva ser efetuada com álcool 70 e também o uso das máscaras”, pontua o governador Calos Moisés.

Com relação aos números, Moisés embasa a importância do uso das máscaras. “A taxa de crescimento das mortes em locais em que não são utilizadas as máscaras é de 15%, já onde ocorre a utilização, o percentual cai para 11%”, destaca o governador.
Outros números citados por Moisés é de que o vírus tem capacidade de infectar 30 mil pessoas em 30 dias, quando não houver a utilização das máscaras, e que a capacidade de infecção pode cair para 600 pessoas quando há utilização adequada das máscaras.

O governador utilizou uma citação bíblica, para fazer referência a importância da atitude da população no combate ao coronavírus. “A fé sem a obra é morta”. Ele explica que não basta acreditar que sairemos desta situação, é preciso que todos tenham atitudes que contribuam com o resultado, devem agir com cautela e atenção.

Ele reforça que a ideia de utilizar continuamente as máscaras, é a melhor forma de garantir que as pessoas possam se prevenir e ao mesmo tempo trabalhar, desde que da forma adequada e segundo as orientações. Mas alerta que o não cumprimento das determinações terão consequências. “O descumprimento é considerado infração sanitária nos termos da lei”, observa.

 

Região Sul do Estado

Questionado sobre a busca de outro hospital na região de Araranguá, para atender a demanda dos pacientes com coronavírus, o secretário do Estado de Saúde, Helton de Souza Zeferino, explica que todos os 48 hospitais do Estado, que fazem parte do plano de contingencia de saúde são referências. O que ocorre é a busca de um hospital vocacionado.

 

Ocupação de leitos

Até à tarde desta sexta-feira, os hospitais do Estado tinham 103 pacientes internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), destes, 58 dos casos foram confirmados de Covid-19 e 45 suspeitos. Já sobre sistema de saúde, 62 estão em atendimento pelo Sistema único de Saúde (SUS) e 41 na rede privada e o total de 69 utilizam ventilação mecânica.

O Estado tem 381 leitos de UTI reservados para Covid-19, dos quais 16,27% estão ocupados. Hoje são 274 unidades disponíveis para os pacientes que precisarem da UTI. Desde o início da pandemia, 131 pacientes tiveram alta da UTI e foram encaminhados para leitos de enfermaria.

 

Números de infectados

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Santa Catarina chegou a 962 na tarde desta sexta-feira. O Estado também registrou mais um óbito, de uma mulher de 69 anos, em Penha. E contabiliza 31 mortes causadas pela Covid-19. O número divulgado por Moisés consta no boletim epidemiológico diário publicado pelo governo do Estado.

Há 94 municípios catarinenses com pelo menos um caso confirmado da doença respiratória. Nesta sexta passaram a integrar a lista Ilhota, Itaiópolis, Meleiro e Penha. Abaixo a lista dos municípios com casos confirmados.

Águas Mornas – 1

Anita Garibaldi – 1

Antônio Carlos – 11

Arabutã – 3

Araranguá – 4

Armazém – 1

Aurora – 1

Balneário Arroio do Silva – 2

Balneário Camboriú – 58

Balneário Gaivota – 2

Balneário Piçarras – 2

Barra Velha – 1

Biguaçu – 2

Blumenau – 75

Botuverá – 2

Braço do Norte – 27

Brusque – 21

Caçador – 2

Camboriú – 55

Canelinha – 1

Capivari de Baixo – 1

Chapecó – 6

Cocal do Sul – 1

Concórdia – 1

Criciúma – 44

Florianópolis – 221

Forquilhinha – 1

Garopaba – 2

Gaspar – 5

Governador Celso Ramos – 3

Gravatal – 11

Guabiruba – 2

Guaramirim – 1

Içara – 7

Ilhota – 1

Imbituba – 13

Indaial – 3

Ipumirim – 3

Irati – 1

Itaiópolis – 1

Itajaí – 41

Itapema – 8

Itapiranga – 1

Jaguaruna – 3

Jaraguá do Sul – 11

Joaçaba – 4

Joinville – 85

Lages – 11

Laguna – 5

Lindóia do Sul – 2

Mafra – 2

Massaranduba – 1

Meleiro – 1

Morro da Fumaça – 2

Navegantes – 9

Nova Trento – 1

Nova Veneza – 2

Orleans – 3

Palhoça – 14

Papanduva – 2

Paulo Lopes – 1

Pedras Grandes – 2

Penha – 1

Pescaria Brava – 1

Pomerode – 1

Porto Belo – 5

Pouso Redondo – 1

Rancho Queimado – 2

Rio do Sul – 2

Rio Negrinho – 1

Rio Rufino – 1

Sangão – 2

Santa Cecília – 1

Santa Rosa do Sul – 1

Santo Amaro da Imperatriz – 1

São Bento do Sul – 1

São Domingos – 3

São Francisco do Sul – 2

São José – 35

São Lourenço do Oeste – 2

São Ludgero – 6

São Pedro de Alcântara – 1

Schroeder – 1

Siderópolis – 7

Sombrio – 10

Tangará – 1

Tijucas – 4

Timbé do Sul – 1

Timbó – 2

Treze de Maio – 3

Tubarão – 33

Urussanga – 3

Vidal Ramos – 1

Videira – 1

Outros estados – 11

Outros países – 3

 

Óbitos por município

Antônio Carlos – 3

Balneário Gaivota – 1

Braço do Norte – 1

Camboriú – 2

Criciúma – 4

Florianópolis – 3

Gaspar – 1

Indaial – 1

Itajaí – 2

Joinville – 2

Massaranduba – 1

Palhoça – 1

Pedras Grandes – 1

Penha – 1

Porto Belo – 1

São José – 1

São Ludgero – 1

Sombrio – 1

Tubarão – 2

Urussanga – 1