A bicicleta deveria ser o principal meio de transporte

Estudo para implantação de uma ciclovia existe, mas faltam recursos.
Estudo para implantação de uma ciclovia existe, mas faltam recursos.

Tubarão

Tubarão conta com 62.360 mil veículos e, a cada dia, a preocupação dos órgãos de fiscalização do trânsito é maior. O uso da bicicleta como veículo de transporte é considerado uma “salvação” para os problemas que já ocorrem no trânsito da cidade.
O diretor administrativo da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), André Geraldo Soares, que ministrou o tema Não Existe Trânsito Educado sem a Bicicleta no 8º Seminário de Educação no Trânsito, em Tubarão, ressalta que o uso deste veículo é reprimido no trânsito pela falta de infraestrutura. “Não existe incentivo cultural para o uso da bicicleta. Cidades como Tubarão, que ainda não passam por problemas de engarrafamento como São Paulo, por exemplo, deveriam se preparar para o futuro”, sugere Soares.

A falta de local planejado para os ciclistas é um dos principais argumentos para a ‘bike’ sair da garagem somente aos fins de semana. O secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, João Batista de Andrade, afirma que estudos para a implantação de uma ciclovia existem, porém, não há perspectiva de quando isso poderá ser efetivado. “O que nos impede de avançar neste aspecto, é a falta de recursos financeiros”, lamenta Batista.

Soares lembra que a bicicleta, além de ser um meio de transporte barato, é ecologicamente correta. “Tubarão deve conservar sua engenharia no trânsito, pois, é uma cidade de ruas planas, ideais para a circulação de ciclistas. Percebi que a população tem o habito de pedalar, só falta mais incentivo estrutural”, indica o diretor da associação.