No primeiro dia de trabalho, o novo secretário recebeu visitas de vereadores, deputados e lideranças de todos os partidos
No primeiro dia de trabalho, o novo secretário recebeu visitas de vereadores, deputados e lideranças de todos os partidos

Eduardo Zabot
Tubarão

O sexto secretário de desenvolvimento regional em Tubarão assumiu o cargo ontem e promete trabalhar para que as ações do governo saem do papel. “Quero aproximar mais a secretaria dos prefeitos, deputados estaduais e federais para que a região tenha o desenvolvimento esperado. Aqui, a bandeira é uma só. Disputa política só na eleição”, declarou Estêner Soratto Júnior.
 
Uma das prioridades do novo secretário será a educação. “Tenho um objetivo especial com a educação. Vou fazer de tudo para iniciar as obras das escolas Osvaldo Pinto da Veiga (em Capivari de Baixo), Sagrado Coração de Jesus (Km 60, em Tubarão) e Campos Verdes (Jaguaruna)”, ressalta.
 
A construção da Osvaldo Pinto da Veiga depende da abertura de nova licitação, e as outras duas escolas são situações específicas que devem ser tratadas especialmente. “A escola do KM 60 vai ter que começar do zero. Se tiver um projeto pronto, vamos encaminhar pela SDR e fazer com que a obra comece o quanto antes”, explica Soratto.
 
Já quanto à escola do Balneário Campo Bom o secretário lembra que existe uma pendência judicial da empresa que ficou em segundo lugar no processo de licitação contra o estado e a intenção é pedir a agilidade na ação, já que o processo está parado há dois anos. 
 
Hoje, às 15 horas o secretário de estado da Casa Civil, Nelson Serpa, estará na SDR de Tubarão para uma reunião com Soratto e os gerentes.
 
As metas
Além de priorizar as obras na educação, Estêner Soratto Júnior quer agilizar obras do estado que interferem no desenvolvimento dos municípios da região da abrangência da SDR. Soratto cita como uma das metas a nova Ponte de Congonhas, que liga Tubarão e Jaguaruna. “Vou procurar primeiro os prefeitos de Tubarão e Jaguaruna para agilizar o processo para construir a ponte de Congonhas”, destaca.
 
Entre outras prioridades, Soratto aponta a ligação do bairro São Martinho à BR-101, uma alternativa à SC-370 (antiga SC-438) – uma continuidade da avenida Tancredo Neves – como necessidade, assim como a ponte da integração, entre Tubarão e Capivari de Baixo, o projeto Serramar nos municípios de Orleans e Pedras Grandes, assim como a pavimentação da Aggeu Medeiros (beira rio), na ligação de Tubarão com Laguna pelo interior. 
 
O secretário pretende também modificar os muros das escolas Visconde de Mauá e Francisco Benjamin Galotti. “É uma obra simples que vai dar uma cara nova para as escolas, vamos recuar um pouco e modernizar a estrutura”, afirma.
 
Estêner Soratto Júnior 
O novo secretário regional de Tubarão é advogado e filho do ex-prefeito de Tubarão, Estêner Soratto. Casado com Graziele de Souza Soratto da Silva, é pai de Manoel de Souza Soratto da Silva. Foi secretário de indústria e comércio e de gestão da prefeitura de Tubarão, na administração de Manoel Bertoncini, e candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Stüpp nas eleições municipais do ano passado.
 
Gelson Padilha deixa o comando da SDR de Braço do Norte
Depois de seis anos como secretário regional em Braço do Norte, Gelson Padilha (PSDB) deixa a função na tarde de hoje. O vereador do PSD Roberto Kuerten Marcelino, o Betinho, assume o cargo. Para Padilha, o tempo na SDR foi extremamente positivo. “Nós iniciamos aqui no Vale toda a estrutura, montagem das gerências, compra de material de expediente, móveis foi feito por nós”, lembra.
Em termos de obras, Padilha destaca os 23 quilômetros de asfalto executado nos sete municípios da abrangência da SDR: Braço do Norte, Grão-Pará, São Ludgero, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Armazém e São Martinho. Na educação, 12 escolas foram reformadas ou ampliadas. O próximo secretário terá as obras de asfalto do Pinheiral, da estrada da beata Albertina e a serra do Corvo Branco para dar continuidade.
 
Gelson Padilha se dedicará agora ao trabalho de uma rádio própria em Orleans
Foto:Chênia Cenci/SDR de Braço do Norte/Notisul