Conhecemos os cães por todas as suas incríveis qualidades que os tornam alguns dos melhores amigos que podemos encontrar nessa vida: lealdade, amor incondicional, dedicação, cuidado, empatia. E apesar de todas essas habilidades serem incríveis, nossos cãezinhos possuem muito mais dons, inclusive de prever algumas coisas muito antes que aconteçam. 

Por serem animais muito inteligentes e muito ligados aos seus sentidos, os cães conseguem antecipar algumas situações, muito antes de elas passarem por nossas cabeças, e suas habilidades podem ser muito úteis para nós, se pudermos compreendê-las bem.

Abaixo estão as 9 incríveis coisas que nossos cães podem prever. Confira!

1. A forma como nós nos sentimos

Nossos cães sabem como ninguém a maneira como nos sentimos, ainda que não usemos nenhuma palavra. Eles compreendem nossos olhares, leem nossos corações e sentem nossos estados de espírito. São sensitivos o suficiente para identificar como estamos, através de uma análise de nosso estado emocional.

2. Mudanças no tempo

Graças ao seu instinto e boa audição, nossos cães também são ótimos em prever quando o tempo sofrerá uma grande mudança. Eles identificam raios, mesmo antes de caírem e é por isso que muitas vezes ficam nervosos antes de uma tempestade.

3. Gravidez

O olfato dos cães é muito desenvolvido, por isso conseguem identificar mudanças hormonais em nossos organismos. Isso, somado à mudança no cheiro, faz com que muitas vezes descubram a gravidez muito antes de suas donas.

4. Parto

Nós nos conectamos a nossos cães a um nível muito profundo, e eles nos conhecem muito bem, a nível emocional e físico. Portanto, além de saber quando suas donas estão grávidas, eles também podem identificar quando o bebê está para nascer, então começam a ficar mais grudados às suas donas, devido à necessidade que sentem de protegê-las.

5. Doenças

Como já foi demonstrado pela ciência, os cães podem ajudar a identificar câncer e, em alguns casos, até mesmo baixos níveis de açúcar, ajudando seus donos a manterem sempre as medicações em dia. Mais um exemplo do grande poder de seu olfato.

6. Terremotos

Assim como os raios e trovões, os cães também podem prever quando terremotos estão para acontecer. Não foi provado se essa capacidade está ligada ao olfato, audição ou devido à sensibilidade de suas pernas às ondas sísmicas.

7. Medo

Sempre costumamos dizer para as pessoas não ficarem com medo dos cães porque eles podem senti-lo. Apesar de muitas vezes repetirmos isso, apenas por ouvirmos muito, é verdade. Quando sentimos medo, nossa adrenalina sobe e liberamos feromônios, que os cães identificam.