Fórum Sul Catarinense esclarece dúvidas sobre eSocial

Empresários e profissionais da área participaram do evento  -  Foto: Acit/Divulgação/Notisul
Empresários e profissionais da área participaram do evento - Foto: Acit/Divulgação/Notisul

Capivari de Baixo

Quando algo vai mudar no cenário empresarial, é preciso estar atento. Em especial, na gestão de pessoas, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) entrará em vigor, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 2018. A partir desta data, as empresas e profissionais da área terão que comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Por isso, a Associação Empresarial de Tubarão (Acit), a Luzems Soluções Empresariais e parceiros realizaram ontem o Primeiro Fórum Sul Catarinense de eSocial, que reuniu profissionais de recursos humanos, departamento pessoal, contabilidade e jurídico das empresas da região para ouvir autoridades no assunto. O evento ocorreu no Parque Ambiental Encantos do Sul, em um dia de programação focada em esclarecer as mudanças que o novo sistema trará na prática.

O advogado, contador e auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego Luiz Antônio Araújo falou sobre Eventos do eSocial e os Impactos da Reforma Trabalhista. O advogado, professor universitário e analista de Políticas Sociais do Ministério da Fazenda (INSS) Orion Oliveira também esclareceu a relação da Saúde e Segurança do Trabalho e o eSocial.

À tarde, a programação continuou com a palestra Desafios da Implantação do eSocial nas Organizações, com o administrador de empresas, consultor e especialista em eSocial, Yuri Ramos. A advogada, contadora e autora do livro “eSocial, você e sua empresa estão preparados?”, Tânia Gurgel, falou sobre EFD-Reinf e o compliance de cruzamentos do eSocial. O engenheiro e diretor executivo da Data Security, Marcelo Lau, encerrou a programação abordando a Segurança dos Arquivos Digitais.

O fórum contou ainda com momentos para esclarecimento de dúvidas do público, permitindo uma oportunidade única para a interação com os palestrantes.