Ajudantes do Papai Noel entram em ação e atendem cartinhas

Gerente da agência dos Correios de Tubarão comemora resultado da campanha   -  Foto: Lysiê Santos/notisul
Gerente da agência dos Correios de Tubarão comemora resultado da campanha - Foto: Lysiê Santos/notisul

Lysiê Santos
Tubarão

Querido Papai Noel, gostaria de ganhar um chinelo no tamanho 38 e uma torta de prestígio…”. Esse foi o pedido de uma criança de 10 anos, descrito em uma carta entregue em uma caixa dos Correios há alguns anos, que emocionou o atual gerente da agência de Tubarão. Ivo Fratoni trabalha na empresa há 28 anos e acompanha desde o início a tradicional campanha “Papai Noel dos Correios – É você quem tira esses sonhos do papel”.

A ação social, que começou com os próprios funcionários do órgão há exatos 28 anos, continua em expansão, atendendo sonhos e esperanças de milhares de crianças. “A carta daquela menina nos sensibilizou e até hoje me lembro do dia em que fomos à casa dela. Ela não pediu nada para si. O chinelo era para a mãe e a torta para toda a família. Foi um momento emocionante”, relembra o gerente, que este ano acompanhará mais uma entrega de presentes.

A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar. E toda essa magia só ocorre porque os Correios podem contar não apenas com um, mas com milhares de papais e mamães noéis, padrinhos e madrinhas de coração grande e atitudes generosas, que decidiram ajudar o Bom Velhinho nessa missão. A população de Tubarão, conhecida por seu espírito solidário, aderiu à campanha, que foi lançada no dia 10, e em menos de duas semanas todas as cartinhas haviam sido adotadas. “Este ano selecionamos alunos de até 11 anos das escolas municipais Faustina da Luz Patrício e Paulo Heerdt com o auxílio da Fundação de Educação”, conta. As 200 cartas enviadas aos Correios pelos estudantes foram atendidas. Os presentes chegam diariamente na agência. “O povo tubaronense é muito solidário. Nossa meta é aumentar o número de cartas selecionadas para o próximo ano, pois percebemos que a população está engajada nessa corrente do bem”, enfatiza.

No Estado, foram escolhidas mais de 150 instituições de 57 municípios. A meta é superar as 16 mil cartas adotadas em 2016. No país, a campanha já atendeu mais de 2,5 milhões de crianças. O presente deve ser entregue na própria agência em que a carta foi adotada. Os Correios se responsabilizam pelo envio dos presentes para a escola, que vai repassá-los às crianças.

Sonhos no papel
Neste Natal, seja Papai Noel para alguém

As cartinhas dos Correios já foram atendidas em Tubarão, mas a oportunidade de ajudar o Papai Noel e promover a gentileza ainda pode ser aproveitada. Quer saber como? Bom, desde que chegou em Tubarão, o Papai Noel do Farol Shopping tem recebido muitas cartinhas de crianças, jovens e até mesmo adultos que enxergam nele a esperança de realizar pequenos e grandes sonhos. Pensando nisso, o empreendimento lançou a campanha “Que tal ser Papai Noel para alguém?”. “Nossa campanha este ano é incentivar e inspirar as pessoas a praticarem o bem além da sua zona de conforto. Por isso estamos arrecadando doações de brinquedos, roupas, calçados, enfim, de presentes. Tudo será entregue até o Natal entre as pessoas que deixaram sua cartinha aqui”, explica a gerente de Marketing do shopping, Georgia Menegaz.

Solidariedade natalina
Doe um presente

Para doar é simples: você seleciona o presente, vai ao Farol Shopping, e coloca o na “janela” da sala. Depois disso, os colaboradores farão a triagem nas cartas e nos objetos recebidos para que sejam entregues da melhor maneira. “Encontramos nesta ação mais uma maneira de ajudar o próximo. E o objetivo vai muito além do presente. O foco deve ficar na atitude de querer fazer o bem à outra pessoa sem esperar algo em troca. Este é o verdadeiro e puro espírito natalino que queremos resgatar e que desejamos que permaneça em todas as pessoas, todos os dias do ano”, reforça. A gerente ainda completa que a pessoa que desejar doar o brinquedo e acompanhar a entrega pode entrar em contato com o setor administrativo do shopping e obter as informações.

Show beneficente em Tubarão traz Família Lima

O espírito de Natal continua sensibilizando os corações. No próximo dia 15, as pessoas terão mais uma oportunidade para fazer o bem. O Farol Shopping promove outra ação solidária envolvendo arte. Desta vez a iniciativa vem acompanhada de uma das bandas mais ecléticas do país, a Família Lima. Sempre buscando uma sonoridade única, o grupo entretém plateias ao redor do mundo com uma singular fusão de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica. A banda, que tem nove discos e dois DVDs, já vendeu mais de um milhão de cópias e se apresentou em importantes casas de shows no Brasil e em mais de 13 países. Porém, a motivação pela qual o Farol Shopping traz a Família Lima a Tubarão é ainda mais fascinante: arrecadar renda para ajudar instituições beneficentes da cidade, a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Tubarão (Combemtu) e a Fundação Educacional Joanna de Angelis (Feja). Quem quiser assistir deve ir à Central de Atendimento do shopping e pegar um ticket. A contribuição é de R$ 10. A pessoa receberá um ticket, que deve ser apresentado na entrada, no dia do show (dia 15, com início às 20h). Os tickets são limitados. Além da contribuição com a troca dos tickets, o valor arrecadado com o estacionamento do shopping neste dia também será revertido às instituições.