A próxima oportunidade de dar o destino correto a resíduos eletrônicos será no dia 5 de maio  -  Foto:JBGuedes/Divulgação/Notisul
A próxima oportunidade de dar o destino correto a resíduos eletrônicos será no dia 5 de maio - Foto:JBGuedes/Divulgação/Notisul

 

Tubarão
 
Aproximadamente quatro toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas sábado em Tubarão, durante o Dia D. A ação foi desenvolvida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), dentro do programa Recicla CDL da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região e a empresa TF Sul, de Criciúma. 
 
Esta coleta seletiva passará a ser realizada em todas as edições do evento Sábado é o Dia D. A próxima oportunidade será no dia 5 de maio. O presidente da CDL, Felipe Antunes Nascimento, avaliou como positiva a ação e destaca que o grande volume de material descartado comprova que há muito lixo eletrônico nas residências e empresas e que a maioria não sabe como dar o destino correto. 
 
Para Geraldo Dias da Rosa, descartar um velho televisor, um micro e uma impressora foi como “se livrar de uma doença”. O material estava depositado na sua casa há muito tempo, esquecido e sem uso, apenas ocupando espaço. 
 
Tiago Fernandes, da TF Sul Reciclagem, destaca que o volume de coleta surpreendeu e, se não fosse o feriadão de Páscoa, certamente a quantidade coletada seria ainda maior. Para ele, todo este material mais cedo ou mais tarde poderia acabar no lixo comum.
 
Os grandes vilões
Os resíduos eletrônicos grandes vilões. O Brasil produz 2,6 quilos deste tipo de lixo por habitante, o equivalente a menos de 1% da produção mundial de resíduos do mundo, porém, a indústria eletrônica continua em expansão. Até o fim deste ano, estima-se que o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 100 milhões de unidades.
Para se ter uma ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população. Então, preste muita atenção: não descarte no lixo comum computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, geladeiras e micro-ondas. Desta forma, você vai ajudar a não poluir o planeta!