Se você quer investir sem nenhum risco, então o mercado de ações não é para si. Apesar dos riscos inerentes ao mercado, ele ainda é uma peça importante dos melhores planos financeiros. Você só precisa entender as ameaças mais importantes envolvidas no investimento e se preparar para evitá-las com segurança. Estes quatro riscos não são os únicos que você encontrará, mas eles são considerações importantes para construir um plano de investimento sólido.

1. Risco da empresa

O risco específico da empresa é provavelmente a ameaça mais prevalente para os investidores que compram ações individuais. Você pode perder dinheiro se tiver ações em uma empresa que não produz renda ou lucros suficientes.

O mau desempenho operacional pode fazer com que o valor de uma empresa caia no mercado. Em alguns casos, uma empresa pode relatar grandes números de vendas e lucros, mas seu crescimento ou perspectiva não é forte o suficiente para atender às expectativas excessivamente otimistas dos investidores. Nas circunstâncias mais extremas, as empresas podem entrar completamente em colapso, resultando na perda total de qualquer capital investido. Os investidores da Enron podem atestar isso.

Você pode reduzir o risco da empresa fazendo sua lição de casa. Analise os resultados dos ganhos trimestrais, ouça os comentários da gerência sobre esses resultados e meça o desempenho com diferentes rácios financeiros. Leia os comentários de analistas, concorrentes, fornecedores, clientes e outros investidores. Certifique-se de que a avaliação de uma ação faça sentido com base em seus lucros potenciais.

Infelizmente, todo o trabalho de casa no mundo não vai transformar você em um médium. Não se pode saber o que o futuro nos reserva. A diversificação é a única maneira de eliminar efetivamente o risco específico da empresa. Considere comprar outras ações na indústria – ou ações em várias indústrias – só para o caso das coisas não correrem como planejadas. Quanto mais suas próprias ações, mais você dilui o risco representado por qualquer ação individual. Fundos mútuos e ETFs (Exchange-traded fund) são ótimas ferramentas para este propósito. E tente se abster de investimentos de alto risco, mas recompensando investimentos de risco como mercados binários; Pelo menos, tente escolher uma aplicação poderosa para mercados binários em sites de revisão como este.

2. Volatilidade e risco de mercado

Não importa o bom desempenho de uma empresa, suas ações ainda estão sujeitas à volatilidade e ao risco de mercado. Os preços das ações são determinados pela oferta e demanda, como qualquer outra coisa. Se as pessoas estão retirando capital do mercado acionário em geral, então os preços das ações vão cair.

Os colapsos do mercado estão sujeitos a acontecer ocasionalmente, mas a história nos diz que eles são apenas temporários. A chave aqui é se preparar emocionalmente e posicionar seu portfólio para evitar as maiores quedas. Se você evitar vender quando o mercado estiver em baixa, então nunca vai perceber as perdas. Manter-se em baixa mantém você em uma posição de colher retornos quando o mercado voltar a crescer. Certifique-se de que você tenha uma fonte de dinheiro fora do seu portfólio de investimentos para cobrir despesas ou oportunidades inesperadas.

Também é possível construir um portfólio para limitar a volatilidade. Mais uma vez, a diversificação dos tipos de ações que você possui pode ajudar. Ações defensivas e pagadores de dividendos tendem a experimentar menos volatilidade do que as ações de crescimento. Investidores com horizontes curtos de tempo também devem manter alguns de seus ativos em títulos, dinheiro, CDs ou contas do mercado monetário. Estas não são tão voláteis quanto as ações.

3. Custo de oportunidade

Nós podemos pensar nisso como o risco de perder. Custo de oportunidade refere-se a ganhos que você poderia ter alcançado escolhendo um investimento diferente. Se eu comprar ação A, e ela crescer 10%, mas a ação B cresceu 15% no mesmo período, então meu custo líquido de oportunidade foi aquela diferença de 5%.

Se você não se colocar em uma posição de alcançar um crescimento responsável do investimento, então você corre o risco de deixar dinheiro na mesa. Como já abordamos acima, você não pode simplesmente ir em frente para o crescimento do investimento, especialmente se você está se aproximando da aposentadoria. Ainda assim, você vai querer minimizar os riscos associados ao custo de oportunidade alocando pelo menos parte do seu portfólio para ações de crescimento. Isto é especialmente relevante para jovens investidores que economizam para a aposentadoria com várias contas de poupança. Para determinar quanto do seu portfólio deve ser alocado para o crescimento, use um questionário de tolerância ao risco.

4. Risco de Liquidez

O risco de Liquidez não recebe muita atenção, mas é importante e intuitivo. Liquidez refere-se à facilidade com que um ativo pode ser trocado por outro (geralmente quão rápido ele pode ser vendido por dinheiro). O dinheiro é o ativo mais líquido. Ações e títulos também são normalmente considerados altamente líquidos. A propriedade imobiliária e a propriedade de negócios privados estão do outro lado do espectro. Pode levar meses ou anos para vender esses ativos. Os ativos ilíquidos são difíceis de descarregar para realizar ganhos ou cobrir necessidades inesperadas de caixa.

Enquanto a maioria das ações e ETFs são altamente líquidos, eles não são todos iguais. Ações negociadas de forma fina, tais como ações de centavos, ETFs impopulares, ou certas ações de pequeno valor podem apresentar alguns problemas. Você pode incorrer em custos mais altos para negociar esses títulos, com spreads de compra e venda elevados, por exemplo. Além disso, você deve considerar a liquidez funcional em diferentes tipos de conta. Ativos mantidos em contas de aposentadoria qualificadas, tais como planos de poupança de longo prazo, podem estar disponíveis para você somente após o pagamento de uma penalidade de retirada antecipada.

Para gerenciar o risco de liquidez, pesquise diariamente os volumes de negociação e o diferencial de compra e venda de quaisquer ações que você queira comprar. Se você vai manter investimentos ilíquidos, certifique-se de ter liquidez suficiente em outro lugar em seu plano para atender às suas necessidades potenciais.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul