Angelica Brunatto
Tubarão
 
Somente neste ano, 15 pessoas contraíram o vírus da Influenza A (H1N1) em Santa Catarina. Os sintomas acometeram pacientes de Itajaí, Blumenau e Tubarão. No estado, também foram confirmadas duas mortes pela doença, um em Itajaí e outro em Blumenau, na última sexta-feira. 
 
Desde o início do ano, na Cidade Azul, quatro pessoas de uma mesma família ficaram doentes. ”Eles foram contaminados em uma viagem de cruzeiro, e já passam bem”, revela a responsável pelo programa de combate à Influenza A da 20ª gerência regional de saúde em Tubarão, Marlene de Sousa Gonçalves. 
 
Mesmo com estes casos registrados, a cidade está longe de ter uma epidemia. “Não há nenhum caso suspeito em Tubarão. Na sexta-feira, uma pessoa foi encaminhada ao hospital, e já liberada. Ela estava com suspeita de ter contraído a doença, mas os exames foram negativos”, conta Marlene.  
 
Para se proteger da gripe, principalmente nesta época do ano, a principal arma é a prevenção. Para que o vírus não se prolifere, é importante manter os ambientes bastante ventilados e as mãos higienizadas sempre.
Outra arma contra a Influenza A é a vacinação. Marlene lembra que o vírus da gripe muda todos os anos e por isso a importância de tomar a dose anualmente. “É importante lembrar que esta é a última semana da campanha”, explica.
 
Região supera a meta de vacinação
As 14 cidades que compreendem a 20ª gerência regional de saúde, em Tubarão, já superaram a meta da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A região chegou aos 82,21%, com 29.263 pessoas imunizadas.