Como evitar o excesso de açúcar e controlar o Diabetes

Dia 14 de novembro é lembrado como o Dia Mundial do Diabetes, doença que cada vez mais atinge os brasileiros, muito em função da má alimentação e sedentarismo muito crescente no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos a doença cresceu 61,8% no Brasil, atingindo cerca de 8,9% da população.

A doença surge devido a alta taxa de açúcar contida no sangue. Nessa situação, o pâncreas não consegue mais produzir a quantidade de insulina que o organismo necessita para quebrar a glicose do sangue.

Existem dois tipos de diabetes. A chamada de tipo 1 é causada devido a características genéticas e a chamada de tipo 2 é adquirida ao longo da vida estimulada por maus hábitos como o sedentarismo e alimentação incorreta saturada de açúcares e carboidratos. A obesidade é um dos principais fatores de risco para o surgimento da diabetes tipo 2, o mais comum no Brasil.
 
Diabetes e açúcar
 
O excesso de açúcar é um dos principais fatores que causam o diabetes. Segundo Dr. J Bussade, nutrólogo e introdutor da prática ortomolecular no Brasil, existem diversos tipos de açúcares, alguns são bons e outros ruins. Entre os açúcares mais indicados para o consumo humano estão o mascavo, o orgânico e o de coco, que podem ser consumidos até mesmo por pessoas com diabetes, uma vez que esses tipos de açúcares não passam por processo de refinamento e, portanto, não perdem sais minerais e vitaminas.

O açúcar tipo refinado é apontado como o pior entre os açúcares, já que esse seria o alimento mais inflamatório que existe no planeta e causador de sérios danos ao DNA mitocondrial, provocando doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. “Outro grande mal do açúcar refinado é que ele sobe 25 vezes mais a pressão arterial do que o sal e é importante ressaltar que a hipertensão arterial é também um dos fatores de risco do diabetes”, afirma o Dr J Bussade.

O médico ainda destaca que o ser humano não tem necessidade de ingerir açúcares processados, pois o nosso corpo já o fabrica a partir de glicerol, gordura e proteína, em um processo chamado gliconeogênese, no qual o fígado produz proteína e converte em açúcar. Uma indicação do nutrólogo para substituir os açúcares é o mel, que é uma opção mais saudável e adoça os alimentos da mesma forma. Além disso, o mel também contém grande quantidade de vitaminas e é capaz de fortalecer o sistema autoimune.