Religião afro-brasileira ganha visibilidade

Dia de Iemanjá faz parte do calendário municipal  -  Foto:Prefeitura de Laguna/Divulgação/notisul
Dia de Iemanjá faz parte do calendário municipal - Foto:Prefeitura de Laguna/Divulgação/notisul

Laguna

“Uma sociedade mais justa para todos nós”, “Pensar na pluralidade”, “Não ter vergonha da sua religião”, “Amar uns aos outros”, “Não ficar escondidos” foram frases argumentadas pelos praticantes da religião afro-brasileira, em Laguna, que pela primeira vez se reuniram em busca do respeito e conhecimento sobre os aspectos do patrimônio cultural dos negros no Brasil.

Mãe e pai de santos, candomblecistas, batuqueiros, babalorixás, médiuns, admiradores e estudiosos mostraram a força das religiões de matriz africana durante o seminário “Políticas de Patrimônio Afro-religioso e Mediação com o Estado”, no Iphan, na segunda-feira. “A intenção é oportunizar a troca de conhecimento, dar visibilidade às religiões de matriz africana, compreender outras formas de pensar o mundo, promover o respeito às diferentes concepções do sagrado”, descreveu Juliana Regazoli, produtora cultural, pesquisadora e conselheira da Cultura afro-brasileira de Laguna.

O seminário contou com especialistas que proferiram palestras, como o arqueólogo do Iphan Rossano Lopes Bastos. Ele enfatizou que a história do patrimônio afro-brasileiro começou a ser mais reconhecida a partir de 2000. O descaso com a cultura negra em todo o Brasil não passou despercebido. “O patrimônio é muito ligado na elite branca. Casarões, prédios e igrejas de senhores e pessoas importantes foram preservados, enquanto aqueles pertencentes aos negros, não”, lamentou o professor. Para ele, quanto maior a visibilidade da cultura afro, melhor para sua preservação. “Os terreiros promovem transmissão de conhecimento e têm um valor social muito importante”, conta.

Novos debates
Semana da Consciência Negra

Em Laguna, dados dos pesquisadores apontam uma demanda reprimida da cultura afro. Eventos e seminários pretendem dar maior visibilidade a uma população que contribuiu com o crescimento em todas as áreas para a cidade. A partir de segunda ocorre a Semana da Consciência Negra. Dia 15, tem caminhada contra a intolerância religiosa no Mar Grosso. Novos seminários irão integrar o projeto “Patrimônio Cultural das Religiões de Matriz Africana”, com previsão de encontros de novembro de 2017 a novembro de 2018. Neste ano, foi decretado 2 de fevereiro como Dia de Iemanjá, no calendário municipal, depois de anos com as festividades ocorrendo por todo o município sem reconhecimento oficial.