Esgoto invade areias durante o Universipraia em Laguna

Laguna

Pela quarta vez consecutiva, o Universipraia lotou as areias da praia do Mar Grosso, em Laguna neste feriado prolongado de Finados. Mais de seis mil universitários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participaram da 8ª edição do evento, que incluiu uma programação com jogos de futebol de areia, vôlei, rugby, handbeach, além de shows regionais e nacionais.

O evento apresenta grande impacto na economia do município com o aumento dos turistas na rede hoteleira, bares, restaurantes e outros setores beneficiados com o fluxo de visitantes nesses quatro dias. A ação que anuncia a temporada de verão e o aumento no desenvolvimento econômico da cidade também trouxe à tona um problema antigo conhecido pelos moradores locais: o esgoto.

O acúmulo de ligações clandestinas na rede pluvial na praia do Mar Grosso transbordou o líquido que invadiu as areias da praia durante os jogos, causando transtornos aos participantes.

Um problema de saúde pública que envolve alguns fatores: falta de fiscalização e de medidas efetivas do governo municipal, autorização pelo município de novas obras irregulares, imprudência de alguns moradores e construtores por ligarem o esgoto diretamente na rede pluvial e a inexistência de redes coletoras de esgoto da Casan em algumas ruas.

Se Liga na Rede

Programa combate ligações clandestinas de esgoto

O programa “Se liga na Rede” tem o objetivo de promover a interligação de todos os imóveis atendidos por rede pública de esgotamento sanitário e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao Sistema de Esgotamento Sanitário, contribuindo assim para a melhoria das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida dos munícipes. A ação é um convênio entre prefeitura e Casan. Cerca de duas mil ligações serão fiscalizadas. As caixas de inspeção servirão para execução dos serviços de fiscalização com corante e lacre das ligações clandestinas. A Flama fará a parte de notificação e autuação dos crimes ambientais junto com a Vigilância Sanitária que acompanhará o trabalho das equipes. A Secretaria de Obras fará a fiscalização dos trabalhos. A empresa Restelo fornecerá relatórios semanais das unidades que forem detectadas ligações clandestinas. Este projeto tem sido desenvolvido desde setembro desse ano no município com o intuito de amenizar as irregularidades.