Baleias-francas se despedem do litoral de Santa Catarina na temporada 2017 de reprodução

A temporada de baleias-francas no litoral sul do Brasil está chegando ao final. Nas últimas semanas o número de avistagens foi diminuindo, e nesta quinta-feira (2) a passagem de uma fêmea com filhote por Itapirubá que fez a alegria dos moradores e foi registrada pela equipe do Projeto Baleia Franca (PBF)/Instituto Australis, pode ter sido a última avistagem da temporada.

O ano de 2017 iniciou dentro da média de ocorrência da espécie no sul do Brasil, com as primeiras avistagens realizadas ainda em junho, em Itapirubá, na Praia do Rosa (Imbituba) e mais ao sul, em Passo de Torres (SC). No entanto a maioria das baleias começou a chegar em julho. O trabalho de monitoramento sistemático do PBF começou no início de julho, com observações a partir e pontos fixos em terra na região entre Imbituba e Laguna. “Este monitoramento é realizado desde 1998 pelo PBF, quando iniciei minhas pesquisas de Mestrado e Doutorado, e tem por objetivo levantar informações sobre a ocorrência, distribuição e comportamento das baleias nas enseadas da APA da Baleia Franca”, explica a Dra. Karina Groch, Diretora de Pesquisa do PBF.

Ao longo de toda a temporada foram registrados no total 372 avistagens, totalizando 653 baleias-francas (incluindo recontagens), sendo a maioria pares de mãe e filhote. Segundo Karina, chamou a atenção a baixa ocorrência de baleias na enseada da Ibiraquera e Ribanceira, uma das principais enseadas de ocorrência da espécie na região. Nesta enseada, apenas em outubro houve uma grande frequência de baleias sendo registrados em alguns dias até 5 pares de mãe e filhote, diferente de outras temporadas, quando a ocorrência era ao longo de toda a temporada reprodutiva.

Outubro foi também o mês de maior frequência de avistagens ao longo da temporada, diferente de outros anos, em que o pico de ocorrência foi setembro. Estes dados são indicativo de mais uma temporada atípica. Karina ressalta ainda a importância do monitoramento sistemático desta e das outras enseadas da região, para entender a dinâmica de ocorrência da espécie. Através do monitoramento terrestre é possível tem um acompanhamento diário da sazonalidade da ocorrência de baleias ao longo da temporada e ter o indicativo de quando as últimas baleias estão deixando a região, retornando para sua área de alimentação na região Antártica.

O Projeto Baleia Franca realiza monitoramento aéreo das baleias franca desde 1987. A população de baleias começou a demonstrar sinais de um rápido crescimento a partir de 2002, quando 124 baleias foram registradas em setembro. O número de baleias chegou a quase 200 em 2006 e 2011, porém ao longo dos anos ocorreram flutuações, o que é natural da espécie, em função do intervalo reprodutivo tri-anual. Desde 2002 o PBF tem registrado uma média de 109 baleias no litoral centro-sul de Santa Catarina, a maioria de fêmeas acompanhadas dos filhotes recém-nascidos, que estão em fase da amamentação. Nos últimos 3 anos o número máximo de baleias foi 60, em 2016. O primeiro sobrevoo da temporada 2017 realizado em 31 de julho registrou 29 baleias, e o segundo, realizado em setembro, registrou 49 baleias na região. O número de baleias da temporada 2017 foi o menor registrado desde 2002.

Desde 2015 tem sido observado um comportamento atípico de ocorrência das baleias-francas no litoral sul do Brasil, possivelmente decorrente de anomalias climáticas que estão interferindo na disponibilidade de alimento para as baleias franca na Antártida, e consequentemente no sucesso reprodutivo.