Medicina é debatida entre especialistas da Unimed

TUBARÃO

Prevenir, controlar, curar e principalmente cuidar. Essas são as missões dos profissionais que exercem a medicina, uma das mais antigas e bonitas ciências, que investiga a natureza e a origem das doenças. Hoje é Dia do Médico, e para comemorar a data, a Unimed Tubarão realiza uma palestra com o cirurgião plástico Leonardo Aguiar, autor de um método de cocriação em saúde que lhe rendeu em 2013 uma vaga no FutureMed – curso de capacitação em alta tecnologia da agência espacial americana Nasa, em conjunto com a Singularity University.

Ele propõe repensar o modelo de saúde e aumentar parceria entre profissionais e pacientes. A palestra, para médicos cooperados, ocorre no Clube dos Médicos Unimed, a partir das 20h. Ele analisa que os avanços tecnológicos na área da saúde evidenciam cada vez mais que o fator humano continua preponderante na missão médica. “A medicina de verdade é aquela que mistura os conceitos da tradicional com a alternativa e a complementar, fazendo do paciente o centro das decisões, autônomo no autocuidado e na busca pelo bem-estar – que pode não ser perfeito, mas é seu”, relata.

Para ele, as grandes empresas de tecnologia já perceberam essa tendência e estão criando dispositivos que estimulam o paciente a colaborar no monitoramento dos indicadores de sua saúde, assumindo de forma pró-ativa as rédeas em busca de qualidade de vida. “Essa participação do paciente é uma ruptura de mentalidade”, ressalta.

Médicos destacam a importância da data
O dia 18 de outubro foi escolhido por ser o dia consagrado pela Igreja Católica a São Lucas, o terceiro evangelista. Lucas, ou Lucano, foi médico, pintor, músico e historiador. Ele não conviveu pessoalmente com Jesus Cristo. Não somente no Brasil, mas também em Portugal, França e outros países, a data é consagrada como Dia do Médico. A vida de Lucas é tema do romance “Médico de homens e de almas”, de Taylor Caldwell. Para o pediatra Luissaulo Cunha, “a boa comunicação, além da essencial competência clínica, é o que vai fazer a diferença na vida daqueles a quem atendemos”, ressalta. O cirurgião do aparelho digestivo Darlan Medeiros Kestering sente orgulho da profissão escolhida. “Formar-me em Medicina sempre foi uma meta pessoal, pela vontade de auxiliar. Em nossa atividade, é gratificante poder resolver um problema de modo rápido, fazendo o que está ao alcance em favor do paciente”, destaca.

  O pneumologista pediátrico Evandro Thomsen Antunes enfatiza a importância da formação. “Na atualidade, cada vez mais os novos médicos precisam receber uma sólida formação humanística, a fim de fortalecer o laço médico – paciente. Para que o médico cumpra bem a sua missão, deve se dedicar muito, respeitando o paciente que confia em seu trabalho. Desse modo, mantém a credibilidade e conquista a confiança do paciente por meio da ética e da honestidade, em todos os momentos”, pontua.