Agentes municipais aguardam porte de arma

Curso foi encerrado no mês passado
Curso foi encerrado no mês passado

Tubarão

A Guarda Municipal de Tubarão está à espera da Polícia Federal para ter o porte de arma. O curso de tiro foi concluído no mês passado, e há duas semanas o órgão encaminhou à PF a documentação necessária para obter a autorização para o uso de armamento nas ruas. Os agentes da Guarda também serão submetidos a uma investigação social.

“Todo o procedimento por parte do governo já foi feito. Agora depende da Polícia Federal”, afirma o diretor da Guarda, Joelson da Silva Mendes. A autorização da PF para o porte de deve ser emitida em até 90 dias.

O município já fez a licitação para a compra dos coletes à prova de bala. Foi definida também a empresa vencedora, mas falta autorização do Exército para que o repasse dos materiais seja efetivado. A compra das munições passou pelo mesmo procedimento e agora elas já estão com a Guarda Municipal.

“Já temos o armamento. Só falta mesmo o porte para poder usar as armas”, diz Mendes. Os agentes também passaram pelo teste psicotécnico e foram aprovados. A Guarda Municipal irá usar pistolas .380 e espingardas calibre 12.

A GMT voltou às ruas em 13 de fevereiro, após a confirmação do acesso ao curso complementar de porte de armas. Os agentes deixaram de atuar em julho do ano passado, quando tiveram o porte de armas suspenso por falta de horas-aula no curso de tiro. Desarmados, os agentes alegavam falta de segurança para o trabalho público e, desde então, atuavam apenas internamente.

“Só o fato de a Guarda estar presente já dá sensação de segurança e inibe quem quer cometer alguma infração. Armados, os agentes darão respostas mais rápidas”, garante Mendes.