#Pracegover foto: na imagem há um Mix de folhas verdes com Camarões Laguna, tomate cereja, castanhas do Brasil e citronete de butiá
#Pracegover foto: na imagem há um Mix de folhas verdes com Camarões Laguna, tomate cereja, castanhas do Brasil e citronete de butiá

Uma experiência para surpreender o público e para criar ainda mais expectativa com o que está por vir nos próximos dez dias. Assim foi  o Grande Jantar que aconteceu na noite desta quinta-feira (14), no Clube 29 de Junho e abriu oficialmente o 2º Festival Gastronômico de Tubarão. O circuito do festival começa hoje (15) e segue até o dia 24 deste mês, com cardápio exclusivo nos restaurantes Sandrini, Armazém João Nica, Scatola, Pier 29, Casa do Doce, Black Cave, Immigrato, Céu da Boca e Didge.

O evento desta quinta-feira reuniu apreciadores da boa cozinha, imprensa e autoridades, entre elas o governador do Estado, Carlos Moises, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Anacleto Angelo Ortigara, que reforçaram a importância da iniciativa no desenvolvimento do setor e de toda a economia.

O menu do Grande Jantar foi guardado a sete chaves e revelado apenas no momento de ser servido. Do Couvert (Queijos e embutidos da Serra: Manteiga aromatizada, queijo serrano, parmesão e gouda, lombinho suíno defumado, salaminho colonial, pasta de ervas finas, geleia de pimenta e pães fatiados), à Entrada (Mix de folhas verdes com Camarões Laguna, tomate cereja, castanhas do Brasil e citronete de butiá), passando pelo Prato principal (Boeuf Borguignon de Frescal de São Joaquim com Gratin de Batata Baroa e brócolis salteados) e a Sobremesa (Cheesecake de Chocolate Branco com Maracujá da nossa região e Dueto de caldas de caramelo com açúcar mascavo e maracujá), foi dado destaque aos produtos da região utilizados no preparo e para a construção coletiva, fruto da união dos chefes dos restaurantes envolvidos. Na harmonização não foi diferente: Cachaça do Miro, Vinho Goethe – Vinícola De Noni – Urussanga – SC e Vinho Tinto Casa Valduga Arte Forza – Cabernet Sauvignon / Merlot.

Para Fabiana Meister, coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), entidade que realiza o evento juntamente com a Prefeitura de Tubarão e o Sebrae SC, o Grande Jantar, assim como todo o Festival, resultam de um trabalho de dedicação e planejamento e, sobretudo, união de esforços pelo setor. “É sem dúvida um grande desafio, mas também uma experiência muito gratificante e que certamente contribui com o segmento, com o turismo, com a cidade e a região”, afirma.

Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, iniciativas assim possibilitam uma rica troca de informações que contribui com o desenvolvimento do setor. “O Festival Gastronômico surgiu a partir da necessidade de contribuir com o setor, tão afetado pela pandemia e se consolida como um evento da cidade, para fortalecer a qualidade da gastronomia da nossa região”, aponta.

Ainda no evento foram leiloadas cestas com itens artesanais do Tubarão é Mais Economia Criativa, produzidos por artesãs com base na iconografia e gastronomia tubaronense , e também itens da agricultura familiar. Os recursos do leilão serão repassados à Associação Vida e Arte, que atende pessoas com deficiência.

O circuito

De 15 a 24 de outubro, a segunda edição do Festival Gastronômico de Tubarão promete uma verdadeira experiência gastronômica baseada nos Sabores e Memórias, tema do evento deste ano. Frutos do mar, carnes diversas, risotos e massas são as opções do cardápio deste ano, a fim de proporcionar uma experiência diferenciada e valorizar produtos locais. O menu completo pode ser acessado no site https://tubarao.festivalgastronomicosc.com.br com fotos e opções de como adquirir.

O 2º Festival Gastronômico de Tubarão conta com o apoio do Governo de Santa Catarina/Santur, Governo do Rio Grande do Sul, Uvibra/Consevitis e com o patrocínio da Unimed, Unicred, Vendelar, JCW, Ferrovia Tereza Cristina, Amante Cervejas Artesanais, Meu Farol e Multifrio Equipamentos e Refrigeração.

Fonte: Acit