2021, ano do Bicentenário de Anita Garibaldi em Santa Catarina

#Pracegover Foto: na imagem há um edifício e uma estátua de Anita
#Pracegover Foto: na imagem há um edifício e uma estátua de Anita

Será comemorado em 2021 o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi (1821 – 1849) e isso foi oficializado em decreto estadual editado pelo governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 26. As comemorações visam difundir a memória e a história de Anita Garibaldi, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no Estado.

Pelo decreto 1.173/2021, que já está em vigor, fica estabelecido que a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) desenvolverá ações de cunho turístico e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) irá organizar o calendário de eventos relativos às comemorações. “Em reconhecimento à trajetória dessa mulher de mérito internacional, Santa Catarina não poderia deixar de fazer uma homenagem especial e relembrar a saga da heroína, suas lutas e conquistas na data em que completaria 200 anos”, destaca o governador.

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em 30 de agosto de 1821, na cidade de Laguna, no Sul catarinense, Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou internacionalmente conhecida como Anita Garibaldi. A lagunense recebeu o título Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi.

“Cinquenta anos antes da república ser proclamada no Brasil, Anita empunhou armas e participou de dezenas de batalhas em prol dos ideais republicanos e para a implantação da República Catarinense, da República Rio-grandense, da República do Uruguai e da República Romana”, relata Adílcio Cadorin, diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita). A heroína morreu em 1849, aos 27 anos, e teve os restos mortais sepultados – pela última vez – na Coline de Gianicolo, em Roma.

Em 2019, o governo estadual criou uma comissão, instituída pela Portaria 39 da FCC, que discute as ações a serem implementadas para marcar o momento no estado. A FCC, por meio da presidente Ana Lúcia Coutinho, coordena a comissão, em parceria com o Instituto CulturAnita, além de entidades públicas e privadas.

“Juntos trabalhamos para dar maior visibilidade a esta mulher forte e destemida, a heroína de dois mundos, que empunhou armas e participou de batalhas em prol dos ideais republicanos ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Para celebrar a vida desse ícone catarinense, o Estado, por meio da FCC, prevê uma série de atividades que envolvem arte, gastronomia, história, literatura, identidade e exposições. É uma honra participar de um movimento tão importante como esse”, declara Ana Lúcia Coutinho.

Sobre o projeto do bicentenário

O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos. A ideia é que sejam realizados vários eventos, em 2021, comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.

Sobre a Rosa de Anita

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto de 2019, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão e em 2020, nas cidades de Florianópolis, Garopaba, Curitibanos, Anita Garibaldi e Lages.

Laguna também decreta 2021 como ano do bicentenário de Anita

Decreto foi publicado na tarde desta terça-feira, 2, pelo prefeito Samir Ahmad. Na última sexta-feira, Santa Catarina também editou normativa semelhante.

Laguna também decretou 2021 como o ano de comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi. O município é a terra natal da heroína dos dois mundos, consagrada por participar de inúmeras batalhas no Brasil e, sobretudo, na Itália.

“É mais uma prova do reconhecimento de Laguna ao nome de sua cidadã mais ilustre. Anita Garibaldi foi uma mulher à frente de seu tempo e gravou seu nome na história com bravura”, comenta o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Leo Felipe Nunes.

Com a medida assinada pelo prefeito Samir Ahamd, a cidade passa a considerar 2021 como um ano para celebrar a memória da ilustre guerreira lagunense. Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, editou uma normativa no mesmo sentido, decretando este ano como o do bicentenário a nível estadual.

Anita Garibaldi nasceu a 30 de agosto de 1821, na então Vila de Santo Antônio dos Anjos. Seu nome é diretamente ligado a batalhas pelas Repúblicas Catarinense e Rio-grandense, no Brasil, Uruguaia, e Romana, na Itália. Morreu aos 27 anos, em 4 de agosto de 1849, em solo italiano.