“Sabemos que é bem delicado tirarmos as pessoas de casa nesse momento, mas é necessário vacinarmos principalmente os idosos”, afirma o secretário de saúde de Tubarão

A Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza), que inicia nesta segunda-feira (23) para imunizar os grupos prioritários – idosos, com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde – terá dois drive thru, além dos outros nove postos fixos definidos na sexta-feira (20), conforme definido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os locais para vacinação sem necessidade de desembarcar do veículo são o restaurante Mini Kalzone (avenida Patrício Lima) e a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

“Sabemos que é bem delicado tirarmos as pessoas de casa nesse momento, mas é necessário vacinarmos principalmente os idosos. São vários locais ao ar livre, ventilados e com a organização das pessoas para se manterem afastadas. Teremos um mês e 45 dias de campanha de vacinação. As pessoas não precisam correr já para esses locais já na segunda-feira. Vamos evitar aglomeração, vamos com calma, todos precisam ser vacinados, os que estão no grupo de risco, mas com muita cautela para não haver aglomeração”, alerta o secretário de saúde, Daisson Trevisol. 

A gerente de Saúde da FMS, Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon, ressalta que os dois postos drive thru são preferencialmente destinados aos idosos que têm dificuldade para acessar os outros locais (bairros Dehon, São Cristóvão, São Martinho, São João Margem Esquerda, Oficinas, Vila Moema, São Luiz, Bom Pastor e Centro), mas a intenção é imunizar o maior número possível de pessoas. O drive thru de vacinação vai funcionar das 8 às 16 horas. Os idosos devem levar um documento de identificação e a carteira de vacinação. Não há a necessidade de uso de máscara de proteção.

No drive do restaurante Mini Kalzone os veículos devem repetir o mesmo sistema no espaço utilizado pelos clientes que retiravam os lanches nos dias de atendimento normal. Na Arena, a tenda de vacinação está em frente ao portão de acesso aos pedestres, na rua Washington Luís, com os veículos acessando o recuo da pista para embarque e desembarque de passageiros.

As medidas de segurança como distância entre veículos como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A vacinação será feita por profissionais da FMS, com o apoio de estudantes universitários que estão se prontificando a atuar como voluntários na ação. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também irão prestar auxílio nos dois pontos de drive thru.