Na primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza, idosos receberão vacina em casa

Capivari de Baixo inicia na segunda-feira, 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, sendo que ela se estende até dia 22 de maio. O dia 9 de maio foi estabelecido com o Dia D (sábado). 

A Campanha está divida em três fases, de acordo com os três grandes grupos a ser atingidos. Na primeira fase, que vai de 23 de março a 15 de abril, os idosos, acamados ou não, receberão os vacinadores em suas casas. Nesta fase, os profissionais de saúde também serão vacinados.

Na segunda fase, entre 16 de abril e 08 de maio, professores, profissionais das Forças Armadas e salvamento, além dos doentes crônicos são as categorias priorizadas.

Na terceira etapa, que vai de 09 de maio a 22 de maio, os grupos priorizados são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, puérperas, indígenas e portadores de condições especiais.

Os alunos da Apae serão vacinados no dia 06/04, nos períodos matutino e vespertino

OBS: De acordo com a Nota Complementar do MS/Dive, define-se a categoria de professores os critérios abaixo, sendo necessária a apresentação de um documento de comprovação, como carteira de identificação profissional, contra cheque, crachá entre outros que identifiquem a função.

– Professores de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;

– Professores auxiliares;

– Auxiliar de sala (auxiliares que permanecem todo período em sala de aula com professor titular).

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade mantêm-se a necessidade da apresentação de atestado médico, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A vacina estará disponível nas UBS do Centro I, Três de Maio, Santa Lúcia, Otto e Vila Flor, no horário das 07h15min às 12 h e das 13h às 15h30min.

No sábado, Dia D, 09 de maio, estarão abertas para Campanha as seguintes unidades de saúde: Ilhotinha, Três de Maio, Caçador, Santa Lúcia, Centro I, US. Central, Santo André, Otto e Vila Flor, das 08 h às 17 h, sem fechar para o almoço

O registro de doses aplicadas será realizado por meio de sistema específico  e no consolidado semanal, assim sendo será indispensável à apresentação do Cartão SUS e da Carteira de Vacinação.

Relembrando as fases de vacinação 

23/03 a 15/04Idosos e profissionais de saúde.

16/04 a 08/05Professores, profissionais das Forças Armadas e Salvamento, além dos doentes crônicos.

09/05 a 22/05Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, puérperas, indígenas e portadores de condições especiais.