Paróquias de Gravatal e Braço do Norte adotam medidas preventivas

Conforme decretos dos municípios de Braço do Norte e Gravatal, as Paróquias Nosso Senhor do Bonfim de Braço do Norte e Santuário Sagrado Coração de Jesus de Gravatal, adotaram medidas preventivas com o intuito de contribuir com o processo que visa reduzir os casos de coronavírus. 

A informação foi passada pelos padres Rafael Uliano e Pedro Paulo na tarde desta segunda-feira (16). Além do decreto, segundo o padre Rafael, a medida segue determinações também da instituição católica. “Estamos seguindo as orientações dadas pelo poder público, em sintonia com as orientações da igreja em âmbito nacional e diocesano”, explica.

Em nota, a Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, destaca que ficam suspensas as celebrações de missa, de modo público, na igreja Santo Antônio de Termas do Gravatal, na terça-feira, sábado e domingo (17, 21 e 22), devido ao grande número de turistas e idosos. Nos horários previstos para a missa a igreja estará aberta para os fiéis que optarem em fazer as suas orações. Será disponibilizado no local álcool em gel para os visitantes. Nos horários previstos de missa, as celebrações serão realizadas em privado (sem povo) e serão transmitidas pela fã page da paróquia podendo ser acompanhadas por meio de dispositivos móveis.

Ainda em nota, a afirmação é de que o Santuário Sagrado Coração de Jesus, serão mantidas a Via Sacra e missa nas sextas-feiras. Aos domingos serão duas celebrações eucarísticas, às 18 e as 19h, para que haja espaço físico entre os fiéis. Mesmo com a celebração física, estas também serão transmitidas ao vivo através de meios de comunicação.

O início da catequese, encontros de grupos de oração e demais atividades da igreja estarão suspensos, bem como, as visitas domiciliares realizadas pelos padres e ministros até que sejam disponibilizadas novas informações. Porém, os sacerdotes estarão disponíveis no horário de expediente da paróquia, sem aglomerações.

Em Braço do Norte

De acordo com o padre Pedro Paulo, da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim de Braço do Norte, a igreja está seguindo as determinações do poder público de Braço do Norte. “Estamos aderindo ao momento de parada nas nossas atividades religiosas como: reuniões, encontros, formações, festas, catequeses, entre outras atividades”, pontua.

As celebrações, serão transmitidas por meio das redes sociais e rádios. Já as igrejas serão mantidas abertas para aqueles que quiserem fazer seus momentos de oração de forma pessoal. “Sempre mantendo a distância conforme orienta a vigilância sanitária e do poder público, fazendo o uso do álcool gel, lavando as mãos e com todas as orientações, que nos foram dadas para que possamos colaborar também, para evitar a contaminação do coronavírus”, reforça.

O pároco acrescenta que todos precisam colaborar para que a região não precise passar por situações mais difíceis como outros países. “Além disso, estaremos sempre em oração, juntos rezando em nossas comunidades, nas nossas famílias e pedindo ao senhor que nos ilumine e que possamos superar esta realidade que está aí, batendo a nossa porta”, finaliza.