Em Tubarão, duas mulheres com idade acima de 60 anos procuraram uma clínica particular após sentirem sintomas fortes de gripe e os médicos suspeitarem de coronavírus.

Elas fizeram o primeiro exame e o resultado deu positivo. Os exames form feitos na quarta-feira (11) e ficaram prontos na manhã desta segunda-feira (16). A clínica abriu um protocolo para a vigilância epidemiológica e enviou as análises para o Lacen (Florianópolis) fazer a contraprova. O resultado pode sair em até 7 dias a partir de hoje.

Os casos ainda são considerados extraoficiais porque não foram atendidos pelas unidades públicas de Tubarão. Só serão reportados como positivo ou negativo após a contraprova. 

A prefeitura já tem ciência  e acompanha os resultados para oficializar se serão descartados ou não. 

A confirmação de coronavírus já no primeiro exame foi feita pela família das pacientes. Elas estavam em uma festa familiar no fim de semana antes de fazerem os exames. Na segunda-feira apresentaram os sintomas e procuram a clínica. 

A vigilância epidemiológica acompanha também o estado de saúde de todos os convidados, e até o começo da manhã desta segunda-feira todos estavam bem. Ninguém apresentava sintomas. 

As pacientes estão isoladas em casa e não sabem dizer de onde podem ter contraído o coronavírus.

As pacientes não têm relação com o homem de Braço do Norte que está internado na UTI do Hospital São Donato, em Içara, em tratamento contra o coronavírus.