R$ 206 milhões para bolsas do ensino superior em 2020

O governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, assinou nesta segunda-feira (17) o decreto que regulamenta a liberação de recursos do Programa Uniedi para atender Bolsas de Estudo dos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual. Para 2020, serão liberados mais de R$ 206 milhões que vão atender cerca de 30 mil alunos em Santa Catarina, tanto no Sistema Acafe como nas universidades privadas.

O ato aconteceu no CIC, em Florianópolis, e contou com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr, do secretário de Educação, Natalino Uggioni, do deputado Rodrigo Minotto (PDT), coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa, reitores, presidentes dos DCE’s, deputados e secretários de estado.

Dados da Secretaria de Estado da Educação apontam que 25.818 estudantes foram beneficiados em 2019 com as Bolsas de Estudo do Artigo 170. Além disso, foram 1.851 alunos contemplados com as Bolsas do Artigo 171, que tiveram a possibilidade de cursar uma pós-graduação, mestrado e doutorado.

“Boa parte dos recursos destas bolsas sai da ‘Fonte 100’, a mais disputada, pois são recursos de livre investimento. Educação é o melhor caminho, e dependendo de como evoluir a economia podemos avançar ainda mais nestes valores, graças ao corte de gastos e economia gerada desde que assumimos”, pontuou o governador Moisés.