Dia D de vacinação: mais de mil pessoas compareceram às unidades para atualizar o esquema vacinal

Tubarão

O Sábado D de Vacinação foi de agitação e reuniu idosos, adultos e crianças para cuidar da saúde. Mais de mil pessoas compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para verificar a atual situação vacinal das cadernetas de saúde. A mobilização reuniu a campanha contra o sarampo, a intensificação da febre amarela e realização de testes rápidos. A Campanha Nacional contra o Sarampo segue até dia 13 de março. Desde o início da campanha, dia 10, mais de 500 pessoas se vacinaram contra o sarampo e somente no sábado (15) foram 337 doses aplicadas.

Esse saldo foi positivo, como analisa a profissional. “A campanha foi surpreendente. A demanda foi tão grande, que a maioria das unidades passaram do horário de atendimento, inclusive a sala de vacina da Policlínica. Sem contar que teve muitas cadernetas infantis desatualizadas chegando até nós”, informa a coordenadora da imunização do município, Juliana Nunes.

Febre amarela e outras doses de rotina também tiveram alta adesão. Os testes rápidos, que foram disponibilizados, fazem parte da campanha de Carnaval promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foram realizados em cerca de 200 pacientes.

“A campanha, no geral, superou nossas expectativas, mas ressaltamos que a vacina contra o sarampo continua. Então quem não realizou a vacinação é importante atualizar o esquema vacinal. A vacina é a única forma que temos de prevenir o sarampo, que é uma doença que está em alta no Brasil e precisamos proteger a nossa cidade”, relata a gerente de saúde Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon.