quinta, 20 de fevereiro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Geral

Imbituba recebe neste final de semana a Tenda Literária na Praia de Itapirubá Sul

Um espaço cultural inclusivo em prol da leitura e agora premiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, saiba mais e confira a programação

Publicado em 12/02/2020 14h32

Imbituba recebe neste final de semana a Tenda Literária na Praia de Itapirubá Sul

A Tenda Literária aporta na Praia de Itapirubá - Sul neste próximo final de semana, mais uma programação imperdível do Verão Show 2020. O evento, que está na quinta temporada, teve sua primeira edição no último final de semana, na Barra de Ibiraquera. Uma onda de cultura e conhecimento nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O espaço cultural terá um acervo selecionado pela equipe da Biblioteca à disposição, contação de histórias, sarau musical, oficinas, além de apresentações artísticas e culturais, com a participação dos escritores e poetas da cidade. Toda a população é convidada a participar.

Um espaço cultural idealizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), que nesta edição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SEDETUR) da Prefeitura de Imbituba. Para a Secretária da SEDUCE, Cristiane Tokarski Espezim a Tenda Literária consolida a continuidade de um projeto que possibilitou a ampliação dos índices de leitura em Imbituba, conforme dados coletados pela Biblioteca Pública Municipal. e Para Carina Genovez Ferreira, Secretária SEDETUR “a cultura é fundamental para o desenvolvimento turístico de uma região, atividades como a Tenda agregam valor a todo o trade e que possamos desenvolver muitos mais eventos em parceria em prol do desenvolvimento da cidade”.

A grande novidade deste ano é a divulgação do Projeto “Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária: um banho de cultura nas praias de Imbituba, SC”, proposto pela Prefeitura de Imbituba, um Projeto em execução pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019. Nesta oportunidade, a Prefeitura cumpre parte da sua contrapartida social do Projeto com a realização da segunda “Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária”, que será conduzida pelos curadores Ailton Pereira Junior, Daniele Souza Freitas Pacheco, Emanuelle Querino Alves de Aviz, Isadora Goerdt e Juniores Rodrigues. Eles pesquisaram, mapearam e selecionaram exclusivamente obras da literatura brasileira traduzidas para o espanhol e inglês, nos seguintes gêneros: contos, poemas, crônicas, romances, novelas, biografias, ensaios, dentre outros gêneros literários. A conversa é aberta e apresenta os desafios desta curadoria.

Para Lorraine Amorim Corrêa, curadora e coordenadora da primeira Roda de Conversa, realizada no último sábado (08/02) “os resultados trouxeram reflexões muito interessantes, principalmente com relação ao mercado editorial no Brasil. Debatemos não apenas a democratização do acesso à literatura brasileira, como também a difusão de gêneros literários não tradicionais e a necessidade de se trazer ao conhecimento da comunidade e da escola mais autoras mulheres”. Os curadores revelaram os critérios utilizados para a escolha dos livros, avaliaram a proposta do edital e de como esta  contribuirá à respeito da formação de leitores, segundo Mateus Pinho Bernardes, também curador do projeto "a dinâmica proposta estimulou a participação do público acerca das obras literárias que lhes marcaram e o hábito de ler.

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) divulga o Procult à comunidade. Procult é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura que propicia aos artistas de Imbituba apoio para viabilizar projetos culturais, onde a Prefeitura de Imbituba por meio de renúncia fiscal valoriza e promove a cultural local.

Neste final de semana, o livro Caulim, de Ailton Pereira Junior estará na Tenda Literária de Imbituba. É um livro com trabalhos multimídia - fotografias, poemas, ações - desenvolvidos a partir de entrevistas com trabalhadores da Indústria Cerâmica de Imbituba. É um registro artístico, literário e histórico. Já a AILA - Academia Imbitubense de Letras e Artes, que congrega artistas do todo o Estado de Santa Catarina marca presença no domingo pela manhã na Tenda, apresentado os escritores imbitubenses.

Essa edição vai contar novamente com a participação da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, integrante da Rede Nacional de Leitura Inclusiva de Santa Catarina em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização mobilizadora desta Rede. E reúne diversas organizações e pessoas comprometidas com o acesso ao livro e a leitura para o público com deficiência. “A proposta é mobilizar uma rede local com parceiros atuando na leitura e inclusão continuamente”, afirma Angelita Garcia, profissional da Fundação Dorina Nowill. Essa proposta já está nos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

No domingo, o Coletivo TaiáTerra convida os moradores e turistas às 15h40 para uma ação diferenciada, onde poderão experimentar uma vivência sensitiva na “Trilha do Promontório de Itapirubá”. São apenas 12 vagas, a atividade é inclusiva e todos estão convidados. Os condutores recomendam levar na trilha: repelente, roupas leves, calça e camisas longas que protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um, capa para chuva e lanche. A psicóloga Lidiane Timm, juntamente com a sua filha Laura de 6 anos, participou no último domingo (9) da “Trilha do Caminho do Rei” e afirma “tivemos uma experiência incrível!!!! A Trilha vivencial sensitiva, foi uma experiência única, além de obter muito conhecimento sobre a nossa região com os condutores, aprendemos muitas coisas sobre preservação e também sobre inclusão!!! Isso mesmo, inclusão! Algo que vivencio muito em minha rotina profissional, mas ontem foi diferente. Pois, eu também vivenciei, e também estava ensinando pra minha pequena, cultura, valores, empatia, resiliência, e é claro, conexão com a natureza, que na simplicidade estão as coisas mais importante. Ela amou. Voltamos cansadas com o tênis sujo de areia, a roupa molhada da chuva, mas radiantes e conectadas, uma com a outra e com toda a energia positiva que absorvemos naquela tarde”.

A Tenda Literária possibilita levar cultura e informação à sociedade, afirma Gláucia, bibliotecária e coordenadora do projeto, que agradece mais uma vez a todos os envolvidos na organização do evento. O evento também apresenta os atrativos para a temporada de visitação das Baleias Franca, durante o inverno, venha conferir!


Como funciona?


Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e uma foto 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via whatsapp, telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda é aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2020.