Escorpiões são encontrados no Campo Bom, em Jaguaruna

O alerta vem de uma moradora que ao chegar em casa encontrou o animal morto, como mostra a foto. Ela diz que costuma usar veneno para moscas e baratas. É preciso mais atenção ao vestir roupas, colocar calçados e mexer em entulhos que ficam nos pátios das casas.

A picada do escorpião é venenosa e pode causar reações tanto na área atingida, quanto no sistema nervoso. A dor no local da picada pode ser acompanhada por dormência, formigamento e queimação. Além disso a vítima pode apresentar febre, vômito e complicações neurológicas.

É importante ressaltar que inseticidas domésticos não funcionam com esse tipo de escorpião e que a única forma de combatê-lo é matá-lo o mais rápido possível, COM CUIDADO, uma vez que cada 

fêmea pode ter 160 filhotes ao longo da vida, com, em média, duas gestações por ano, cada.

Para manter o escorpião amarelo afastado, é preciso conservar o quintal limpo, não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa, evitar deixar sapatos embaixo de móveis, estar atento à parte interna das cortinas, fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões. “Ele entra na residência atrás das baratas. Se limparmos bem o ambiente onde moramos e trabalhamos, ele não aparecerá”, alerta a bióloga Fabiana Ninov.