Na luta contra o câncer, Mamma Bruschetta raspa a cabeça: ‘Deus está comigo’

Mamma Bruschetta passou por uma nova fase em sua luta contra o câncer na manhã desta sexta-feira (17). Depois da tentativa de tirar o tumor para tentar evitar o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, e da retirada total do estômago, a apresentadora de 70 anos raspou a cabeça e ficou completamente careca. “Precisamos pôr na balança coragem para uma nova mudança”, escreveu ela no Instagram.

Mamma se mostra otimista em seu tratamento, mesmo após perder o estômago. Depois da cirurgia, que ligou seu esôfago direto ao intestino, ela passou a se alimentar com uma vitamina, como se fosse a cirurgia bariátrica.

Na ocasião, Thiago Nielsen, assessor de Mamma, afirmou ao Notícias da TV que ela teria uma vida normal depois do procedimento.

Com um visual novo, a apresentadora escreveu em seu Instagram: “Às vezes precisamos mudar, a vida é pra ser vivida com prazer, ser feliz e alegre. Precisamos jogar fora sentimentos e ressentimentos tolos. Precisamos pôr na balança à coragem para uma nova mudança”.

O câncer no esôfago pode ser causado pelo tabagismo, consumo de carnes processadas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e consumo frequente de bebidas quentes. Ele também pode estar relacionado a uma predisposição genética e obesidade.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), apesar do bom desempenho e otimismo de Mamma, a realidade para a maioria das pessoas com esse tipo de tumor é diferente. Dos 10.790 casos diagnosticados em 2018, 8.554 pacientes não resistiram. Essa é uma taxa de quase 80% de mortalidade.