Tubarão: Município conta com praças revitalizadas para as famílias

Liliane Dias

Tubarão

Tubarão passa a ter mais duas áreas de lazer para a família. As praças Centenário (Chafariz) e a Orlando Francalacci, foram entregues oficialmente à população por meio da inauguração que ocorreu nesta segunda-feira (9). O evento contou com a participação da Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, a Banda Lira Tubaronense e a benção do padre Márcio Martins.

“Este é um antigo sonho. Estamos vivendo um momento de muita alegria e estas praças revitalizadas trazem um novo visual para valorizar ainda mais o nosso comércio”, explica a presidente da Associação dos Lojistas da Rua Lauro Müller, Eliane Fernandes.

Luciana Francalacci, neta e representante de Orlando Francalacci, homenageado com o nome da praça, diz que os familiares estão muito felizes pelo município ter revitalizado o espaço público, considerado de suma importância para a comunidade. “Principalmente pelo fato de levar o nome do meu avô que foi uma pessoa que fez muito por Tubarão e batalhou muito por esta cidade. É um orgulho imenso pelo reconhecimento das ações dele”, destaca.

Esta foi a primeira etapa. Segundo o diretor da Tubarão Saneamento Marcelo Fernandes Matos, a segunda fase do projeto terá início em janeiro. “O deck que interliga a praça Orlando Francalacci até a do Chafariz é a continuação do projeto. Mais uma vez a população vai poder caminhar, contemplar o nosso grande patrimônio que é o Rio Tubarão. A intenção é de que a inauguração seja ainda no primeiro semestre de 2020”, detalha.

“Este foi o primeiro passo. Essa é uma semente que tem que brotar assim como os jardins que fizemos aqui. Se não regar ela não cresce. Nós estamos muito felizes hoje em poder entregar mais essa obra para o povo tubaronense”, acrescenta o diretor. A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) foi parceira do projeto com sugestões na parte urbanística e de iluminação. 

Também são parceiras a Agência Reguladora de Saneamento (AGR) e a prefeitura. Marcelo destaca que a união que houve entre os parceiros foi fundamental para que houvesse esse investimento nas praças. “Esse projeto possibilita que o tubaronense passe a ver o Rio de outra forma. Temos que pensar no rio não somente lembrando da enchente, mas sim abraçar e entender que ele é o nosso maior patrimônio. Além disso, vai servir de lazer. Existe hoje uma grande vontade de vários pais e avós de trazerem as crianças para a praça e não deixá-las somente na mídia digital. É importante a educação digital, mas é fundamental que ele tenha esse contato com a natureza e aprendam a valorizá-la”, pontua.

O prefeito Joares Ponticelli diz que foi uma solução inteligente, porque ao invés da Tubarão Saneamento recolher as multas as quais foi submetida e repassar para a AGR para depois apesentar um projeto, um acordo entre município, agência e concessionária agilizou o processo. “Ao invés de passar por todo processo licitatório que é lento, consome tempo e as vezes emperra, um acordo contribuiu para que tudo fluísse de forma mais rápida. O acordo foi para que eles executassem essas duas obras como compensação e agora, no início do ano vai ser iniciada a construção do deck, que nos permitirá uma contemplação do Rio pelos fundos do casaril. E não tenho dúvidas de que se tornará o novo cartão postal da cidade”, detalha.

Como esta, outras parcerias já foram firmadas e novas estão em processo. Ponticelli reforça que várias empresas podem ser parceiras nesse processo e que ajudando a prefeitura, os desafios poderão ser vencidos. “Infelizmente não há dinheiro para todas as demandas e precisamos cada vez mais ampliar essas parcerias, porque o resultado é para a população. A intenção é que esses espaços de lazer sejam espalhados por toda a cidade”, finaliza.