O paratleta de Capivari de Baixo Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, esteve em Florianópolis nesta segunda-feira (2) para receber a medalha de honra por ter ficado entre os cinco finalistas do Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte. A escolha se deu através de votação popular, pela internet, e Zico recebeu 9.852 votos, representando o levantamento de peso paraolímpico “supino”.

A solenidade aconteceu no teatro Pedro Ivo, com a presença de diversas autoridades do esporte e da política, dentre elas, o governador Carlos Moisés da Silva e o ex-tenista Gustavo Kurten, o Guga, que dá nome ao Troféu. E foi das mãos de Guga que Zico recebeu a honraria. “Guga é a humildade em pessoa. É muito honroso receber a medalha diretamente dele. Também foi muito brilhante conhecer as histórias dos melhores atletas de Santa Catarina, e mais emocionante ainda em saber que eu sou um deles”, diz Zico.

A premiação recebida consolidou uma temporada excepcional do paratleta, que conquistou o primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, em setembro, e a classificação para o Mundial no Japão, em 2020, embora que para ir a Tókio ele ainda  precise se manter bem em duas competições internacionais. Em novembro venceu o tetracampeonato de supino paraolímpico no Campeonato Brasileiro, no qual quebrou o recorde nacional levantando 182 kg na barra.