Tubarão: Medidas de prevenção são iniciadas após mais um caso suspeito de sarampo no bairro Dehon

Tubarão

Um jovem que frequenta a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e que apresentou nesta segunda-feira (2) sinais e sintomas de sarampo é tratado, também, como um caso suspeito. O paciente fez exames e foi medicado, o caso é investigado pela Vigilância Epidemiológica do Município. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) orienta que as pessoas que estiveram nas mediações da universidade, que procurem rapidamente uma Unidade de Saúde Básica (UBS) para avaliar as cadernetas vacinais e verificar se o esquema de vacinação está completo.

A FMS e a Vigilância iniciaram um processo de bloqueio vacinal da unidade de saúde do bairro, o SAIS. Também foi disponibilizado, no Centro de Convivência da Unisul, das 16 às 20 horas, uma equipe para dar suporte e orientação para população.

“A medida profilática, que temos que tomar em casos suspeitos, é verificar o esquema vacinal das pessoas que passaram pelo local notificado ou tiveram contato com a pessoa doente e é o que estamos realizando. Salientamos também, que a vacina só é feita em quem não está com o esquema completo, porque quem está com as vacinas em dia, está protegido”, pontua a gerente de saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon.

É importante ressaltar que mesmo com o término das mobilizações contra o sarampo, as UBS oferecem a dose que protege contra a doença em horário comercial. Na sala de vacina da Policlínica Central, o horário de funcionamento é até as 22 horas, com distribuição de senhas até as 21.