segunda, 20 de janeiro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Geral

Homeopatia estabelece o equilíbrio fisiológico do indivíduo

Publicado em 21/11/2019 14h51

Homeopatia estabelece o equilíbrio fisiológico do indivíduo

Tubarão


A rotina agitada pede hábitos mais saudáveis, só que manter “o corpo são e a mente sã” nem sempre parece fácil. No entanto os tratamentos naturais são grandes aliados para proporcionar a qualidade de vida e despertam cada vez mais a curiosidade das pessoas como, por exemplo, a homeopatia, uma especialidade médica de prática terapêutica com a finalidade preventiva e promotora da saúde ou, curativa e restauradora desse equilíbrio fisiológico para quadros agudos ou crônicos.

Essa curiosidade, também rodeada de mitos, requer a orientação de um profissional porque a homeopatia trata o indivíduo e não a doença. O professor de Medicina da Unisul, Leonardo Azevedo, explica que o medicamento homeopático serve para reequilibrar a saúde. “Para isso, valoriza sinais e sintomas orgânicos, além do quadro mental e emocional, configurando uma prática integrativa por valorizar as características multidimensionais do sujeito para escolha do medicamento”.

Muitas pessoas associam a homeopatia aos fitoterápicos, conhecidos pelas plantas em forma de chás, complementos alimentares ou os florais. “Diferentemente, a homeopatia, que pode até usar essas mesmas substâncias, cria seus medicamentos por um processo peculiar de diluição e dinamização progressivas para uso individualizado na terapêutica. Por isso, é menos comum que a homeopatia seja usada popularmente sem orientação médica”, contextualiza.

A indicação da homeopatia


Após identificar que quadro de desequilíbrio da saúde está relacionado à energia vital do indivíduo e assim, compreender que a doença é a manifestação dessa desproporção. “O médico escolherá o medicamento após consulta homeopática, em que valorizará as características peculiares do quadro de saúde do sujeito naquele momento de vida para a escolha do medicamento. Geralmente o medicamento homeopático é prescrito por meio de solução hidroalcoólica ou em glóbulos de lactose para uso oral”, esclarece Leonardo.

No caso de doenças crônicas, o professor afirma que a eficiência do tratamento homeopático depende da condição do indivíduo, já que o quadro da doença está condicionado às características biopsicossociais e peculiares de cada sujeito. “E seu tratamento será direcionado com as potencialidades, limitações biológicas e comportamentais de cada organismo, quer dizer que apresentamos sinais e sintomas condizentes com nossa genética e sua manifestação e com nosso comportamento nas mais variadas dimensões da vida”.

Outro fator também depende da escolha e prescrição do medicamento homeopático. “Vai depender também da adequada escolha e prescrição do medicamento homeopático. Cada caso é único e pode apresentar evolução desde uma melhora progressiva até a cura, o reequilíbrio possível ou apenas um maior ou menor controle dos sintomas em um quadro incurável, apaziguando os sofrimentos vividos”, complementa o professor Leonardo.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2020.