Praia do Mar Grosso, em Laguna, está imprópria para banho

O segundo relatório semanal de balneabilidade da alta temporada 2019-2020 divulgado nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), segue apontando que Laguna tem um bom índice de praias próprias para banho.

Imprópria desde julho deste ano, a Prainha do Farol voltou a ter a condição positiva, conforme o documento. Das sete praias, desta vez, apenas a Praia do Mar Grosso (na região em frente ao emissário da Casan) é que está inadequada para banhistas.

A última vez que o Mar Grosso tinha sido apontado como impróprio, conforme dados de relatórios anteriores do IMA-SC, foi no levantamento de 27 de outubro de 2015, quando o órgão ainda era denominado Fatma. Naquele ano, o balneário ficou sem avaliação positiva por cinco vezes.

As amostras nos pontos mapeados em Laguna foram recolhidas na terça-feira, 12, e apontam condição positiva nos outros seis balneários da cidade. No estado, são 179 locais indicados para banho e 50 não adequados.

O que é o balneário impróprio

O IMA-SC diz que um balneário é considerado impróprio quando “em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for [constado índice de presença de bactéria] superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros”.

Foto: Elvis Palma