Formação e deslocamento de ciclone no oceano provoca chuva em todas as cidades de SC

A formação e o deslocamento de um ciclone no oceano provoca chuva em todas as cidades de Santa Catarina nesta quinta-feira (14), segundo a Defesa Civil.


Previsão indica temporais localizados, com chuva moderada a forte, granizo, vento forte e persistente com rajadas acima de 60 km/h. Os temporais começam pelo oeste de SC, na noite do dia 13, estendendo-se às demais regiões a partir da madrugada/manhã do dia 14.

Quinta-feira de tempo instável com chuva forte e ventania

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com acumulado significativo (Aviso Meteorológico abaixo). Risco de temporal localizado com ventania e granizo. No fim do dia, a instabilidade diminuí a partir do Oeste.

Temperatura: amena devido à chuva.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas fortes.

Sistema: formação de um ciclone (baixa pressão) entre o RS e SC.

AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI:

Atenção: quinta-feira com chuva e vento forte

Início: 13/11/2019 às 20:00h

Fim: 14/11/2019 às 21:00h

Regiões: todas.

Previsão: temporais localizados, com chuva moderada a forte, e granizo. Vento forte persistente com rajadas acima de 60 km/h. Os temporais começam pelo oeste de SC, na noite do dia 13, estendendo-se às demais regiões a partir da madrugada/manhã do dia 14.

Acumulado de chuva: 40 a 60 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mm.

Sistema: formação de um ciclone (baixa pressão) entre RS e SC.

———————————————————————————————————————

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA DEFESA CIVIL 

RAJADAS DE VENTO NO LITORAL A PARTIR DA NOITE DE QUINTA-FEIRA (14)

Início: 14/11/2019 às 18H

Fim: 15/11/2019 às 18H

Região: Litoral

Previsão: O início da formação de um ciclone extratropical entre a noite de quinta-feira (14) e no decorrer da madrugada e ao longo do dia da sexta-feira (15) configuram uma situação favorável para ocorrências de rajadas de vento de intensidade forte nas áreas litorâneas, começando pelo Litoral sul, passando pela Grande Florianópolis e avançando para o Litoral Norte, com valores variando entre 60 e 90 km/h.

RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL

Ventos fortes: Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Proteja-se em local abrigado e distante das janelas.