Patrimônio histórico de Laguna será destaque em programa da TV Brasil

Laguna

Paisagens históricas da cidade de Laguna estarão sendo destacadas em matéria sobre o patrimônio cultural do Sul do Brasil, no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, emissora pública do governo federal.

A equipe da atração jornalística esteve gravando em pontos do Centro Histórico, como o museu Anita Garibaldi. Segundo a emissora, a gravação vai ao ar em 5 de novembro às 21h30 – a praça República Juliana está sendo usada como ilustração da capa das mídias sociais do programa na internet, como uma chamada para os telespectadores.

A matéria vai destacar também a pesca artesanal com os botos, focando na intenção de alguns lagunenses em transformar essa prática, o saber-fazer, em patrimônio cultural material brasileiro.

Rio Grande do Sul e Paraná em destaque

As gravações feitas em Laguna se juntam às feitas no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em solo gaúcho, o programa vai mostrar o Casa de Cultura Mário Quintana criada no prédio do antigo Hotel Magestic, onde o escritor vivia. Além de Pelotas, onde a equipe visitou uma charqueada e falou da riqueza arquitetônica da cidade.

No Paraná, a equipe viajou de trem entre Curitiba, capital paranaense, e Morretes, e no caminho foram conhecendo paisagens históricas do estado sulista. Em Lapa, gravaram em casarões antigos e na própria Morretes, visitaram as ruínas de um antigo armazém que está em reconstrução.

As reportagens são de Carlos Molinari, com produção de Naitê Almeida, e imagens de Sigmar Gonçalves. A equipe técnica foi composta por Dailton Matos (auxílio técnico), Flávia Lima (edição de texto), Jerson Portela (imagens e finalização) e Pâmela Lopes (artes).