A revitalização das praças Orlando Francalacci e Centenário, ambas na margem direita do Rio Tubarão na área central, ganhará um novo ritmo a partir desta semana. Com a mudança de endereço de alguns comerciantes que atuavam no local as obras, de responsabilidade da Tubarão Saneamento por causa de medidas compensatórias, serão aceleradas para ficarem prontas até o início de dezembro.
 
Na praça Orlando Francalacci, onde está o tradicional monumento em memória a enchente de 1974, os operários trocaram boa parte das antigas lajotas pelo calçamento com blocos do tipo paver. Os trabalhos de paisagismo e colocação de bancos virá em seguida.
 
A remoção de algumas árvores que contemplaria a acessibilidade de deficientes visuais precisou ser revista por conta do atraso das licenças solicitadas juntos ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na praça Centenário, a popular praça do Chafariz, as obras mudarão o cenário do local em poucos dias.
 
A intenção é criar um espaço agradável, com brinquedos para as crianças, de maneira que a população possa ter um local de lazer e aproveitar melhor a visualização do rio Tubarão.
 
Uma das principais atrações da revitalização, o deck de madeira nos fundos do casaria da rua Lauro Müller, terá um pequeno atraso nos trabalhos. Uma nova sondagem no solo onde serão feitas as fundações verificou que a resistência do local não era a esperada e por isso houve a necessidade de uma alteração no projeto. Com isso. A inauguração prevista para o dia 30 do mês que vem, já nas festividades natalinas, será adiada.