Cientistas descobrem porque nozes evitam o ganho de peso

Comer nozes traz mais benefícios do que pensávamos. Primeiro pesquisadores descobriram que elas reduzem risco de ataque cardíaco, previnem diabetes e câncer e melhoraram o desempenho sexual masculino. Agora um novo estudo mostra que as nozes evitam também ganho de peso.

A pesquisa, financiada pelo National Institutes of Health e publicada na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, indica que trocar aquele lanche da tarde por um punhado de nozes (14 gramas) pode impedir que a pessoa ganhe até um quilo por ano. 

Os pesquisadores acompanharam 289.915 homens e mulheres entre 24 a 75 anos ao longo de 20 anos e descobriram que trocar alimentos pouco saudáveis pela ingestão de nozes reduz o risco de obesidade (15%) e do excesso de peso (23%).

“Nossos resultados indicam que o aumento do consumo total de nozes ou qualquer tipo de noz, incluindo amendoim e castanhas, está associado a um ganho de peso menor a longo prazo”, disseram em nota.

“Incorporar nozes como parte de um padrão alimentar saudável, substituindo alimentos menos saudáveis, pode ajudar a mitigar o ganho gradual de peso comum durante a vida adulta e contribuir de forma benéfica para a prevenção da obesidade”, explicaram os pesquisadores no estudo.

Motivo

Segundo a equipe da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, as nozes promovem a saciedade – a pessoa fica mais tempo sem fome – e a perda de gordura.

Os cientistas explicam que mastigar nozes exige muito esforço e, portanto, as pessoas se sentem menos propensas a continuar comendo.

Além disso, por ser um alimento rico em fibras, ele demora a ser digerido, o que atrasa o esvaziamento do estômago. Isso suprime a fome e faz a pessoa se sentir saciada por mais tempo.

A presença das fibras também promove a eliminação de gordura, como se fossem uma vassoura: as fibras se ligam à gorduras no intestino e são eliminadas junto com as fezes.

Outro benefício: elas são ricas em gorduras insaturadas, que ajudam a promover o gasto energético em repouso, impedindo o ganho de peso.

Para a equipe, essa descoberta pode ajudar na manutenção de peso em indivíduos adultos que tendem a ganhar peso ao longo do tempo.

Com informações da Veja