Início da semana é com predomínio de sol em SC; Primeiro dia de Primavera amanhece gelado

A Primavera começou oficialmente hoje (23) às 4h50. Primeiro dia da estação teve temperatura negativa e registro de geada no estado

A cidade de Urupema, na serra catarinense, registrou mínima de -4°C.

————

Segunda-feira (23/09):

Tempo: firme com predomínio de sol e poucas nuvens.

Temperatura: em elevação no decorrer do dia.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

————–

A Serra Catarinense teve uma amanhecer muito gelado nesta segunda (23) quando os campos amanheceram recobertos por uma densa camada de gelo.

Em São Joaquim, no alto da Serra Catarinense a formação de gelo foi em tal intensidade que foi possível até mesmo de fazer um boneco de geada.

De acordo com o Climaterra a menor temperatura foi registrada pela redes de Estações Keiser na localidade Rincão do Tigre (também conhecido como o vale da Geada), lá os termômetros chegaram na casa de impressionantes -5.1ºC.

————–

Primavera começou hoje (23)

O inverno de 2019 foi seco em SC, com influência de bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no Estado. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, passaram por SC com fraca atividade. 

O frio chegou atrasado, com registro da primeira onda de frio no início de julho, e a segunda também intensa, porém menos duradoura em agosto, ambas com registro de temperatura negativa em boa parte do estado, e neve na serra catarinense.

A Primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico na próxima segunda-feira (23/09) às 04h50min, quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. 

Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano. A previsão para 2019 é de chuva abaixo da média climatológica nas regiões Oeste e Meio-Oeste, e próxima a média do Planalto ao Litoral. A temperatura deve ficar próxima a acima da média climatológica, com períodos mais aquecidos a partir de outubro. Ressalta-se que esta previsão será atualizada até o fim do mês de setembro (link).

Foto: São Joaquim Online