Dia de Combate ao Fumo: Clube de Desbravadores de Tubarão faz alerta sobre problemas causados pelo hábito

Tubarão

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quinta-feira. A data será marcada por ações de conscientização promovidas pelo Clube de Desbravadores de Tubarão, com participações de alunos de escolas municipais e particulares da Cidade Azul. A fanfarra da Escola de Educação Básica Noé Abati, também participará da iniciativa.

De acordo com o diretor do Clube de Desbravadores, Jean Carlos, a passeata que ocorrerá nesta quinta, às 9h, com saída em frente a antiga rodoviária visa alertar sobre os riscos do tabaco para a saúde. “Cerca de 500 alunos da rede municipal e mais 100 desbravadores devem participar da passeata. Já realizamos no passado iniciativas como esta, no bairro Andrino, no entanto, neste ano resolvemos ampliar e tivemos o apoio da Fundação Municipal de Educação”, enfatiza Jean Carlos, que também é policial militar.

Ele destaca que os alunos estarão com faixas e cartazes ressaltando as consequências do tabagismo no organismo e os problemas gerados à família e na sociedade. “Nosso objetivo é chamar a atenção ou mesmo relembrar a comunidade para os malefícios do tabagismo. Todos os anos mais de dez milhões de pessoas morrem em decorrência do cigarro. No Brasil esse número chega a 23 mortes por hora”, pontua.

Conforme estudo divulgado pela publicação científica The Lancet, em 2017, o Brasil apresenta uma história de sucesso por causa da redução no número de fumantes nos últimos anos. A queda é resultado dos novos hábitos da população e das inúmeras ações promovidas pelo governo e instituições de saúde. O Brasil, em 25 anos, viu a porcentagem de fumantes diários despencar de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. O país ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens).

Embora os dados sejam positivos, segundo informações do Ministério da Saúde, as doenças provocadas pelo tabagismo ainda causam, aproximadamente, 200 mil mortes por ano no Brasil. O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer na traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. O câncer de pulmão é a doença que mais se destaca, com 90% dos casos diagnosticados associados ao consumo de derivados de tabaco.