Projeto literário disponibiliza pontos de leitura e de troca de livros em Capivari de Baixo

Capivari de Baixo

Uma parceria entre empresas e entidades está levando livros à população em diversos pontos de Capivari de Baixo. E não são bibliotecas tradicionais, mas sim, geladeiras velhas recondicionadas. O Projeto Literário nasceu da parceria entre a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, o Programa Votorantim pela Educação (PVE), da Votorantim Cimentos e o CEI Sementinha do Saber. Tem o apoio da Fucap, Castel Comunicação Visual, Creas, Conselho Tutelar, entre outros, na condição de mobilizadores.

A ideia é que as pessoas possam ler os livros disponibilizados nestes pontos, trocar por outros que possuem em suas casas ou doar espontaneamente livros que não são utilizados em casa. “Estamos apoiando esta ideia porque acreditamos que ações como esta são transformadoras. É muito importante ter a iniciativa privada como parceira em projetos desta natureza”, diz a secretária de educação, Yara Faraco Zin.

As geladeiras foram colocadas nos seguintes locais: Parque ambiental encantos do Sul; Praça da Bandeira; praça da paróquia São João Batista; ginásio de esportes Juan Manoel dos Santos; Pra Jacob Locks, próximo ao trevo de acesso principal da cidade; e em quatro das cinco escolas municipais de Ensino Básico (Stanislau Gaidzinski Filho não recebeu porque a geladeira do ginásio municipal fica próxima).