OAB vai à escola: Subseção de Laguna promove encontros

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)  Subseção de Laguna, sob a presidência do advogado,  Leandro Schiefler Bento, iniciou o Projeto OAB vai à escola com o tema: ‘O Jovem no Mercado de Trabalho’, com foco nos estudantes dos últimos anos do ensino médio. O primeiro encontro foi na Escola Estadual Álvaro Catão, em Imbituba. Na unidade de ensino 39 estudantes participaram da palestra dos Advogados José Rosenio de Jesus e Maria Conceição Nunes Xavier.

Os palestrantes abordam sobre algumas profissões, fazendo um resumo geral: profissionais liberais e autônomos, empregados com carteira anotada, contrato de trabalho, carteira de trabalho, carga horária de trabalho diária e semanal, salário, férias, 13º salário, PIS, FGTS, seguro desemprego, menor aprendiz e trabalhador menor, previdência social, aposentadoria por tempo de contribuição, por invalidez, por idade, acidente de trabalho, auxílio maternidade e pensão por morte. Eles também explanam sobre como se inscrever junto à previdência social para a contribuição como autônomo.

Os palestrantes proferiram também, sobre as contribuições previdenciárias, orientando para que assim que começarem a trabalhar, procurem a agência da previdência social e/ou contadores e advogados para orientá-los.

Eles alertaram sobre os benefícios da previdência no futuro (auxílio doença, auxílio maternidade, aposentadoria por tempo de contribuição, por invalidez, por idade, pensão por morte, entre outros), que muitas pessoas hoje já idosas aposentadas por um salário mínimo apenas, não se preocuparam no passado com o valor da contribuição para o cálculo da média, além daqueles que nem conseguem se aposentar, por falta de contribuição previdenciária na sua juventude, sem o tempo necessário de contribuição para os devidos benefícios.

Os estudantes ainda foram orientados a levarem essas informações a seus familiares.
Foi informado, que o trabalho do menor aprendiz é muito importante para quem quer começar bem profissionalmente; falaram das regras, do contrato de aprendiz, das vedações ao trabalho do aprendiz, carga horária, idade mínima e máxima, remuneração, experiência profissional, entre outras informações.