Unidades de Saúde, em Tubarão, realizam testes rápidos em horário noturno

Durante todo o mês, o Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), em Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu ações de conscientização às hepatites virais. A última ação será nesta terça-feira (30) com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município abertas em horário noturno, das 17 às 21 horas, para a disponibilidade de testes rápidos na população.

Definido como Julho Amarelo, a campanha vem para informar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações. O objetivo então é diagnosticar o mais rápido possível a doença.

Entre todas as atividades e ações exercidas no CAES, Vigilância Epidemiológica e algumas empresas da cidade, somatizaram mais de 200 testes rápidos realizados. Segundo a coordenadora da Atenção Básica Vanessa Venâncio, além de constatar a hepatite, números de HIV e Sífilis também são contabilizadas. “Como a doença é silenciosa, às vezes o paciente começa a sentir os sintomas, ela já está no período avançado e resulta em dificuldade no tratamento. Então precisamos diagnosticar ela precocemente para um tratamento mais adequado para conviver com a doença”.

Com o horário noturno, qualquer pessoa interessada em realizar testes rápidos pode comparecer às unidades e requisitar o exame.