Erupção de vulcão deixa 30 mil pessoas desabrigadas no Peru

A recente atividade do vulcão Ubinas, que fez o governo do Peru decretar estado de emergência em sete distritos no sul do país, obrigou que 29,7 mil pessoas deixassem suas casas desde a última quinta-feira (19).De acordo com um relatório divulgado neste domingo (21) pelo Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen) do Peru, as cinzas cobriram 617 escolas e 20 unidades de saúde nas regiões de Moquegua, Arequipa, Tacna e Puno.

O maior número de desabrigados está em Puno, que faz fronteira com a Bolívia, onde 19 mil pessoas deixaram suas casas. Em Moquegua foram outras 9,2 mil, segundo o Coen. O governo do Peru decretou estado de emergência em sete distritos para acelerar operações para retirar a população da região mais próxima ao vulcão e distribuir ajuda aos afetados.

A atividade do vulcão cresceu em intensidade desde a última quinta-feira, quando o Ubinas chegou a expelir uma coluna de fumaça de cinco quilômetros de altura. O vento dispersou as cinzas, que chegaram até a cidades da Bolívia. Jersy Mariño, especialista do Instituto Geológico de Mineração e Metalurgia (Ingemmet), explicou que, por enquanto, a erupção é considerada como “moderada”. Segundo ele, o Ubinas é um considerado um vulcão bastante ativo e é comum que registre atividade a cada cinco ou seis anos.

Por esse motivo, Mariño recomendou que o governo retire a população dos principais povoados que estão no vale do Ubinas, um dos oito vulcões do sul do Peru.

——————

Poluição do Vulcão Ubinas chega ao Brasil

Vulcão entrou em erupção nesta sexta (19). Centenas de pessoas que moram próximas foram retiradas. População recebeu máscaras de proteção. Gases na atmosfera devem afetar o tempo nos próximos dias. Áreas de MG, MS, Goiás, SP, PR e Santa Catarina devem ser as mais atingidas

https://notisul.com.br/geral/149475/poluicao-do-vulcao-ubinas-chega-ao-brasil