Participação da jornalista Míriam Leitão na Feira do Livro em Jaraguá do Sul é cancelada

Em virtude das recentes manifestações nas redes sociais contrárias à presença da jornalista Míriam Leitão na 13ª edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, a comissão organizadora optou por cancelar a participação da escritora no evento. Em nota, a comissão informou que o evento também não contará mais com a presença do jornalista e sociólogo Sérgio Abranches.

Segundo a organização, a decisão de cancelar a vinda da jornalista ao município foi tomada para manter a sua segurança e afirmam que não foi unânime.”Nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”, diz o comunicado.

Após a divulgação dos jornalistas no evento, uma “enxurrada” de mensagens criticando a presença de Mirian viralizou e causou revolta em algumas pessoas que se dizem contrários ao posicionamento politico da escritora.

Alguns comentários, inclusive, continham ameaças à integridade física da jornalista. A pressão contra a participação dos profissionais na programação da Feira culminou na criação de uma petição online que recolheu 3.294 assinaturas.

Míriam Leitão é a terceira jornalista brasileira mais premiada de todos os tempos, segundo o ranking da Jornalistas & Companhia, tendo atuado em diversos órgãos de comunicação, como Veja, O Estado de S. Paulo, Globo News e Rede Globo.

Confira a nota na íntegra

A feira do livro, em suas 12 edições, sempre foi marcada por ser um evento plural, que promove o conhecimento por meio da literatura, teatro, música e artes visuais. Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados.

Em virtude das recentes manifestações, a comissão organizadora, em votação na manhã desta terça-feira (16), optou (em decisão dividida) pelo cancelamento da participação dos jornalistas Miriam Leitão e Sérgio Abranches.

Reiterando, a Feira do Livro é, e sempre foi, um evento de difusão do livro e da leitura, sem fins políticos, religiosos ou ideológicos.