Programa de Benefício de Prestação Continuada recebe atualizações

Tubarão

O Ministério da Cidadania publicou uma portaria que estabelece novos prazos para que os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) providenciem a inscrição no Cadastro Único. Os beneficiários serão avisados pelo governo federal, por meio de extrato bancário e cartas que trarão a data-limite para o cadastramento, de acordo com o mês de aniversário.

Os que receberem a notificação e não se inscreverem no prazo estabelecido terão o benefício suspenso. De acordo com o cronograma e as novas regras, quem tiver o BPC suspenso poderá solicitar ao INSS a reativação assim que a inscrição no Cadastro único for identificada.

A assistente social e coordenadora do setor de cadastro único no município, Gilmara Esterchotter Nunes, da prefeitura de Tubarão, orienta os prestadores. “Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada que ainda não estão inseridos no Cadastro Único, ou que estão com o mesmo desatualizado, devem procurar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social mais próximo, no Setor de Cadastro Único, localizado na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), para agendar a inclusão/atualização do Cadastro único”, relata.

A coordenadora ainda destaca que todas as pessoas que possuem Cadastro Único e aquelas que são beneficiárias de outros programas sociais como: Tarifa Social da luz, água, Programa Bolsa Família, Identidade Jovem, INSS Donas de Casa, também devem procurar atendimento a fim de verificar a situação de seu cadastro, que deverá estar sempre atualizado. A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social fica localizada na Rua São Manoel – Casa da Cidadania, 140, centro, com funcionamento das 13 às 19h.